Cultura 09/01/2017 10:41

19º Encontro de Folias de Reis agita Volta Redonda

Cerca de mil pessoas compareceram ao evento

As atividades culturais da Cidade do Aço já começaram. O 19º Encontro de Folia de Reis deu início ao ano de 2017 com muita novidade, festa e alegria, e aproximadamente mil pessoas prestigiaram a apresentação de 16 folias de vários bairros do município. O encontro aconteceu na Ilha São João, no dia 08 de janeiro, e foi um pouco diferente do que costumava ser anteriormente. 

“É sempre muito bonito e este ano está especial. Fiquei com receio de não ter o encontro, mas manter esse evento é importante para quem gosta de folia. Uma grande atitude da Secretaria de Cultura”, afirmou Iraci Costa Soares, aposentada e participante dos encontros, que ainda parabenizou a organização pela segurança no local. Aqueles que foram ao evento pela primeira vez, também aprovaram a festa: “Eu não imaginava que era tão legal. Eu via nas ruas, mas aqui são várias folias e dura o dia inteiro”, disse a estudante de 18 anos, Mayara Afonso.

Apresentaram-se no tradicional evento, que começou ao meio dia, as folias Jornada Lua Nova, do Aero Clube; Jornada Estrela Guia do Oriente, da Vila Americana; Jornada Sagrada Estrela Divina do Oriente, da Ponte Alta; Jornada Estrela Sagrada, do Retiro; Jornada Leão de Judá, do Ilha Parque; Jornada Estrela Sagrada do Oriente, da Nova Primavera. Também enfeitaram a festa as folias Jornada Estrela Sagrada, da Água Limpa; Jornada Jesus José e Maria, do Eucaliptal; Jornada da Paz, da Água Limpa; Jornada da União, do Santo Agostinho; Jornada Divina Estrela, da Santa Rita do Zarur; Jornada Cristo Vive, do Açude I; Jornada Sagrada do Oriente, da Candelária; Jornada dos Astrólogos do Oriente, da Água Limpa. 

Foto de Gabriel Borges

Foto de Gabriel Borges

Foto de Gabriel Borges

Foto de Gabriel Borges

Foto de Gabriel Borges

“É uma tradição maravilhosa, que passa de pai para filho. Esse evento é o resgate da cultura brasileira, que estava acabando e estamos vendo voltar a entrar em evidência”, explicou o mestre da Jornada Astrólogos do Oriente, Édio Santos de Oliveira Filho. A secretária municipal de Cultura comentou que essa festa abre o calendário de Cultura de Volta Redonda, que esse ano muitas novidades estão por vir. “Nada melhor que começar o ano resgatando a cultura brasileira. Com certeza teremos um ano de bastante trabalho”, concluiu Márcia Fernandes. 

O evento contou ainda com a presença do prefeito Samuca Silva, que fez questão de comparecer à primeira atividade oficial de Cultura da cidade nesse novo governo, e colocou a mão na massa junto aos funcionários do SAAE/VR (Serviço de Água e Esgoto), para os quais pediu licença para trabalhar ao lado deles na distribuição de água às pessoas. Segundo Samuca, o esse encontro foi organizado em tempo recorde, mas que valeu a pena. “Não é preciso fazer festas enormes e caras, estamos no momento de resgatar a nossa essência. E este evento mostra exatamente isso. Uma festa linda com muita gente feliz”, completou ele.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil