Cidade 20/01/2018 17:17

2ª Conferência de Mobilidade Urbana busca soluções através do diálogo

Diversos setores assumem o chamado e contribuem para a melhora da mobilidade urbana

mestrado 377x126 base

Nos dias 19 e 20 de janeiro, a UFF Campus Aterrado abriu suas portas para a 2ª Conferência Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. O evento aconteceu no auditória da Universidade e foi considerado um grande passo para a implantação das políticas públicas do município. O importante é que a  modernização da cidade está acontecendo com muito diálogo entre todos os segmentos da cidade, com democracia e sempre pensando no melhor para todos.

Na sexta-feira, após o credenciamento, o secretário Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva destacou a importância da conferência como mais uma etapa na construção da Mobilidade Urbana de forma democrática.  O vice-prefeito Maycon Abrantes endossou as palavras do secretário e acrescentou “Estamos propondo um novo modelo para a cidade e para isso, a participação de todos é muito importante”.

Durante a conferência foram criados cinco grupos de trabalho para debater problemas e possíveis soluções para a mobilidade da cidade. Formados por segmentos – Pedestres, Ciclistas, Skatistas, Motociclistas, Motoristas, Transporte Coletivo e Associação de Moradores -, os grupos receberam um mapa da cidade para fazer esses diagnósticos participativos.

Segundo o secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Julio Andrade, todos os dados colhidos durante a Conferência serão enviados para os membros do Comutran, que foram eleitos durante o evento. Ainda durante a conferência, foram apresentados os diagnósticos qualitativos das demandas dos bairros da cidade, através de 21 encontros.

No evento foi eleito o Comutran (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana), que terá como função validar e fazer a fiscalização do Plano de Mobilidade. A eleição foi realizada pelas pessoas que participaram da conferência e se candidataram antecipadamente para concorrer a uma cadeira nos seguimentos.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3618_006
banner FOA_base
FOA TRANSFERENCIA base2