Educação 13/10/2016 11:43

A ETPC apresentou projetos técnico-científicos dos alunos

A 28º Conheça a ETPC tem o patrocínio do Banco do Brasil e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

No dia 7 de outubro, a Escola Técnica Pandiá Calógeras – ETPC, escola da Fundação CSN, em Volta Redonda, abriu as portas para apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio e técnico na 28ª edição do Conheça a ETPC. 

O evento conta com patrocínio do Banco do Brasil, é gratuito e aberto a toda comunidade, faz parte da agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que acontece simultaneamente em todo o país. Entre as atrações, se destacam as apresentações culturais e palestras.

Neste ano, o tema “Ciência alimentando o Brasil” teve como finalidade estimular propostas para melhoria na alimentação. Essa temática foi escolhida após a ONU declarar 2016 o Ano Internacional das Leguminosas (AIL). Segundo o MCTI, o objetivo da Semana Nacional é aproximar a população da ciência e da tecnologia, por meios de projetos inovadores, que estimulem a curiosidade e motivem a discussão sobre o assunto em questão.

Na ETPC, os projetos técnicos que foram apresentados pelos alunos dos terceiros anos no 28º Conheça a ETPC tinham como eixos fundamentais a inovação e a criatividade. Os alunos montaram os seus projetos em grupo, tendo como base o conteúdo aprendido em sala de aula. No total, foram 27 projetos dos cursos técnicos em Eletrônica, Eletromecânica, Mecânica, Petróleo e Gás e Informática. 

Para estimular a experimentação da teoria na prática, todas as turmas do Ensino Médio e técnico, inclusive primeiros e segundos anos, participaram da ação, com trabalhos de temas diversificados. Entre eles: gastronomia inteligente, que propõe o aproveitamento integral dos alimentos; hidroponia, que é o cultivo de alimentos sem solo; e Projeto Pensando Limpo, que aborda a conservação da escola.

 A 28º Conheça a ETPC contou com a participação de empresas parceiras, como a CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, De Lorenzo, SAAE – Serviços Autônomo de Água e Esgoto, ATMA e Pernod Ricard; e universidades da região. Os destaques dessa edição foram as palestras com profissionais da CSN, sendo uma delas sobre “Embalagem para alimentos: aspectos tecnológicos, sanitários e ambientais”. A CSN está presente no setor de embalagem há mais de 50 anos.

 

 

Patricia Guido

Jornalista

Brasil

G3616_134