Cultura 22/02/2018 09:34

A quadra coberta do bairro São Sebastião recebeu o Bloco da Vida para seu último ensaio

O enredo de 2018 é baseado na música do cantor e compositor Geraldo Vandré, “Pra Não Dizer que Falei de Flores”

O Bloco da Vida de Volta Redonda fez um ensaio geral nesta quarta-feira, dia 21, às 19 horas, na quadra poliesportiva do bairro São Cristóvão. Foi o último ensaio antes do desfile oficial que acontecerá neste sábado, dia 24, na Vila Santa Cecília, a partir das 20 horas, encerrando as festividades do momo na cidade. “Estamos no ritmo de muito ensaio para fazer bonito no dia”, disse a coordenadora do Bloco da Vida, Fátima Martins. 

O ensaio realizado na Praça da Rua Francisco Evangelista Delgado, é uma parceria da secretaria de Cultura com a Associação de Moradores do São Cristóvão e contou com a participação da bateria do bloco e do intérprete do enredo de 2018, João Felipe Bicalho, que está a sete anos no bloco e falou sobre o enredo de 2018, que é baseado na música do cantor e compositor Geraldo Vandré, “Pra Não Dizer que Falei de Flores”. A música, que vai tratar das flores e as relações que a sociedade tem com elas, promete animar a avenida. A importância das flores será retratada nos carros alegóricos que vão contar com floristas e com um cover dos maiores comunicadores do Brasil, Chacrinha, que usava e abusavas das flores. O samba enredo é de autoria de João Felipe Bicalho.

Um dos fundadores da bateria do bloco, o percussionista Ailton Lino, de 69 anos, conta que atualmente a bateria tem cerca de 50 pessoas. “Pra mim, isso daqui é vida. Pretendemos nos apresentar da melhor maneira possível. A nossa intenção é mostrar o quanto a vida vale a pena e que nunca é tarde para fazer o que gostamos”, ressaltou.

A mestra de bateria do Bloco da Vida, Clarete Patrocínio, falou sobre a importância do bloco para a autoestima dos componentes. “Quero sempre o bem daqueles que nos ensinaram muito durante a vida. Está tudo preparado e não tenho dúvidas que será um grande sucesso. Isso mexe positivamente com a autoestima dos nossos membros, dando uma melhor qualidade de vida”.     

Esse ano o Bloco da Vida irá desfilar com mais de 700 foliões. Segundo Aline Ribeiro, secretária municipal de Cultura de Volta Redonda, o bloco fará um grande desfile. “Não tenho a menor dúvida, pois o bloco, referência na cidade, está no ritmo de muito ensaio para fazer bonito no dia. As pessoas podem esperar muito batuque, animação e samba no pé no sábado”, comentou.


Pra não dizer que não falei das flores (Letra do samba)

Oh luz! Oh luz da criação Iluminai a passarela
Pra Terceira Idade desfilar
Nesse enredo que exala a poesia
As borboletas vão surgindo com um tom celestial
Colorindo apareceram as margaridas
Oh mãe natureza! É estação das flores!
Grande beleza que maneja o meu olhar
Vou colher flores do campo pra cerimônia enfeitar 
Meu beija-flor, meu bem querer
Sou a flor mais linda desse jardim
Vem me beijar, vem me afogar
Um dia posso não estar aqui 

Tudo é natural
Tara de bromélias por um girassol
A rosa apaixonada pelo cravo
Seu eterno escravo no jogo da sedução
Brasil, oh meu Brasil! Tu és a flora ocidental
Inspiração de artistas no cenário mundial
Tem Carmem Miranda e Chacrinha
A aquarela brasileira hoje é aqui 
Vou me banhar de água de cheiro
Nesta avenida e vou purificar
Pra não dizer que não falei das flores
Bloco da Vida vem te homenagear

Geraldo Vandré

Geraldo Vandré, nome artístico de Geraldo Pedrosa de Araújo Dias (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) é um advogado, cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro, um dos nomes mais célebres da música popular brasileira. Seu sobrenome é uma abreviatura do sobrenome do seu pai, o médico otorrino José Vandregíselo. Geraldo foi o primeiro filho do casal José Vandregíselo e Maria Martha Pedrosa Dias.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951, tendo ingressado em 1957 na Universidade do Distrito Federal, pela qual se formou em 1961, quando esta passou a se chamar Universidade do Estado da Guanabara. Militante estudantil participou do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Conheceu Carlos Lyra, que se tornou seu parceiro em canções como "Quem Quiser Encontrar Amor" e "Aruanda", gravadas por Lyra e por Vandré. Gravou seu primeiro LP, "Geraldo Vandré", em 1964, com as músicas "Fica Mal com Deus" e "Menino das Laranjas", entre outras.

Em 1966, chegou à final do Festival de Música Popular Brasileira da TV Record com a música “Disparada”, parceria com Théo de Barros, interpretada por Jair Rodrigues. A canção dividiu o primeiro lugar com Chico Buarque, que concorria com “A Banda“, na voz de Nara Leão.

A consagração veio dois anos depois, em 1968 quando participou do III Festival Internacional da Canção da TV Globo com a música “Pra não Dizer que não Falei das Flores”, também conhecida como "Caminhando", que ficou em segundo lugar, atrás de “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque, o mesmo adversário de 1966. A derrota enfureceu a platéia. “ A composição se tornou um hino de resistência do movimento estudantil que fazia oposição à ditadura durante o governo militar, e foi censurada. O refrão "Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer" foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os ditadores. No festival, a música ficou em segundo lugar, perdendo para Sabiá, de Chico Buarque e Tom Jobim, vaiada pelo público presente no festival, que bradava exigindo que o prêmio viesse a ser da música de Geraldo Vandré.

Vandré se exilou no Chile e de lá viajou para Alemanha e França. Quando voltou, em 1973, já não era o mesmo. Decidiu que só faria “canções de amor” e, para espanto de seus fãs, compôs “Fabiana“, em homenagem à FAB, a Força Aérea Brasileira. 

Segundo o cantor e compositor, seu afastamento da música popular não foi causado pela perseguição sofrida pela ditadura, mas sim pela falta de motivação para compor ao público brasileiro, vítima do processo de massificação cultural e histórica.

Casado com Bianca Beatriz, hoje Geraldo Vandré reside no centro da cidade de São Paulo. 

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

TXT18006