Educação 21/05/2019 14:35

A XX Semana Jurídica XX do UniFOA 2019 começou no dia 20 de maio com palestra de Renan Vinicius de Oliveira

A programação segue até a próxima quinta-feira, dia 23, com palestras, oficinas e mesas-redondas

A XX Semana Jurídica XX do UniFOA 2019 começou no dia 20 de maio e a programação conta com palestras, oficinas e mesas-redondas e se estenderá até o dia 23.

A palestra de abertura, “A Exclusão Social em suas várias dimensões”, foi com o Defensor Público Federal Dr. Renan Vinicius Sotto Mayor de Oliveira, ganhador do 15º Prêmio Innovare de 2018, a mais importante premiação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que contribuam para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro - a atividade fez parte da atividade VI Encontro Promoção da Igualdade Racial do UniFOA.

“É muito importante que a defensoria pública insista nestes temas, tanto no racismo quanto na desigualdade social. Trazer estes temas para dentro da academia possibilita com que os alunos olhem para a realidade e tenham uma visão ética da sociedade e o que pode ser feito para minimizar as dores da população”, destacou o palestrante que falou também sobre “A exclusão social em suas várias dimensões”.

Momento já tradicional na instituição, o Encontro Promoção da Igualdade Racial propõe  espaço para diálogo entre a universidade, comunidades tradicionais e o poder público, para trazer mais qualidade de vida, respeito e dignidade a essas populações.

O defensor público federal, Renan Vinicius de Oliveira, atua na área criminal e integra o Grupo de Trabalho de Pessoas em Situação de Rua (GT-Rua) da Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro. É um dos autores do projeto Ronda de Direitos Humanos (RONDA DH) em prática no Rio de Janeiro/RJ.

O evento contou também com a presença da pró-reitora do UniFOA, Úrsula Amorim;  a coordenadora do Direito, Daniele Cavaliere; o professor Dario Aragão e o defensor público Roberto Tambasco.   

Dr. Renan Vinicius Sotto Mayor de Oliveira

É Defensor Público Federal, atuando na área criminal e Integra o Grupo de Trabalho de Pessoas em Situação de Rua (GT-Rua) da Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro. Possui graduação em Direito e, atualmente, cursa o mestrado em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense. Desde 2015 tem se dedicado a pesquisar temas envolvendo Direito Penal e Criminologia, bem como o estudo do acesso à justiça à população em situação de rua. É um dos autores do projeto Ronda de Direitos Humanos (RONDA DH) em prática no Rio de Janeiro/RJ e ganhador do 15º Prêmio Innovare de 2018, a mais importante premiação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que contribuam para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro. Atualmente atua na defesa das vítimas do desastre ambiental de Mariana e Brumadinho, bem como da migração venezuelana em Pacaraima, no Estado Roraima.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil