Educação 16/03/2017 16:22

Acadêmicos da UGB assistem palestra ministrada pelo Prefeito de VR

Samuca Silva realiza aula inaugural e fala sobre Administração Pública e a Procuradoria Geral do Município

Na última quarta-feira, dia 15, os estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) assistiram a uma palestra ministrada pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, com o tema “Apoio Jurídico ao Administrador Público”. A aula, inaugural para os alunos, ocorreu no período da manhã, no campus do Aterrado. 

Para o prefeito, os advogados públicos têm extrema importância na administração municipal. “Nos últimos anos, as ações de fiscalização e responsabilidade dos gestores públicos, sobretudo no âmbito do Ministério Público e Tribunais de Contas, de transparência, controle social e participação popular, têm se mostrado mais dinâmicas e integradas, não raro afetando os gestores públicos”, afirmou Samuca, que completou dizendo que não faz nada sem o parecer da Procuradoria Geral do Munícipio (PGM). 

Ainda segundo Samuca, atualmente, tudo é enviado à procuradoria numa forma de prevenção, afinal, uma boa administração pública tem dois pilares: o controle interno e a prevenção. O prefeito informou que o desenvolvimento de um processo judicial custa aproximadamente 10 mil reais aos cofres públicos, sem contabilizara a sentença. “Para evitar isso e também a demora da justiça, estamos criando um escritório de advogados públicos para atender a população e evitar processos judiciais. E estou convidando o UGB para participar desse projeto de extrema importância para o governo municipal e para a população”, concluiu o chefe do Executivo. 

O coordenador do curso de Direito do UGB, Alexandre Vidal, agradeceu a presença do prefeito e deixou os universitários a disposição da administração pública para futuro estágio no Governo Municipal. “Foi proveitoso e esclarecedor a palestra do prefeito, que tem amplo conhecimento em auditoria e controle interno”, explicou Vidal, que aproveitou para divulgar dois novos projetos realizados pela UGB.

Um dos projetos é uma parceria com Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SEAP) para incentivar o hábito de leitura aos detentos da Casa de Custódia de Volta Redonda. “A cada livro lido e acompanhado de um relatório o detento diminui sua pena em quatro dias. Eles têm 30 dias para ler e entregar o relatório do livro”, disse Alexandre, acrescentando que o outro projeto é uma parceria com a Universidade de Lisboa. Segundo ele, o programa consiste em um intercambio entre os professores das duas instituições de Ensino Superior. “Além disso, os universitários podem trocar informações de artigos científicos para ampliar os conhecimentos. Isso é um grande ganho para as duas universidades”, finalizou o coordenador.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil