Saúde 27/04/2019 17:34

Alunos da Liga de Reumatologia promovem mais uma triagem médica do UniFOA no Sider Shopping

O evento orientou sobre a importância do tratamento da Fibromialgina, doença silenciosa e perigosa, principalmente para as mulheres

No último sábado de abril, dia 27, das 10 às 18 horas, os alunos da Liga Acadêmica de Reumatologia do curso de medicina do UniFOA realizaram mais uma Triagem Médica no Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, para orientar as pessoas sobre a importância dos sintomas, diagnóstico e tratamentos para a Fibromialgia, uma doença crônica, silenciosa e perigosa, principalmente para as mulheres.

Desmitificar a ideia de que o paciente fica fazendo “charminho” ao retratar os sintomas da Fibromialgia foi uma das principais razões do evento, assim como sensibilizar a população sobre o tema, para que o preconceito diminua e haja mais seriedade entre as partes.

Segundo a estudante do 6° módulo de Medicina, Júlia Magalhães, as pessoas tendem a taxar as vítimas dessa enfermidade. “É bastante complicado, porque o paciente muitas vezes poderá sentir uma dor equivalente à de um tiro e ainda assim muitos acreditam apenas ser uma moleza e não é”.

A aluna do 4° módulo de Medicina, também integrante da atividade, Letícia Marchioro, reportou que alguns portadores da enfermidade visitaram o estande por acharem interessante a abordagem do tema, pois com certeza ajudará a discutir sobre suas próprias dificuldades. “A Fibromialgia é uma doença invisível, o que torna a situação ainda mais complicada. Alguns pacientes vieram aqui e relataram suas vivências. Foi um excelente momento para troca de informações”, destacou a futura médica.

A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia.

De cada 10 pacientes com a doença, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da FM tendam a incluir mais mulheres.  A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas.

Na reumatologia, são comumente usados critérios diagnósticos para se definir se o paciente tem uma doença reumática ou outra. Isto é importante especialmente quando se faz uma pesquisa, para se garantir que todos os pacientes apresentem o mesmo diagnóstico. Muitas vezes, entretanto, estes critérios são utilizados também na prática médica.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil