Solidariedade 06/02/2017 09:37

Apae VR realiza evento "Portas abertas para a arte".

A instituição abriu suas portas para a comunidade. alunos e familiares

A Apae de Volta Redonda realizou no último sábado, dia 4, o evento “Portas Abertas para a Arte”, onde a nova diretoria pôde apresentar as mudanças que estão sendo feitas. A instituição abriu, literalmente, as portas para a população, que participou do encontro dos alunos e familiares com os artistas, músicos e os contribuintes do movimento de retomada da entidade, promovido pela diretoria. 

Entre os artistas que fizeram parte do acontecimento, estavam Marlin Abreu, que incorpora o pirata Jack Sparrow, a bateria do tradicional Bloco do Lençol, com a apresentação de uma contagiante performance, além da presença dos Falcões de Aço, grupo de motociclistas, que contribuíram com a pintura de novas grades que foram instaladas. O evento contou ainda com grafites dos artistas Hayala Garcia e Anderson de Souza.

Celi Moreira, mãe de um adolescente atendido pela organização, afirmou estar contente com a solidariedade das pessoas. “A cidade abraçou a causa, pessoas se sensibilizaram e vieram ajudar. Meu filho Júlio tem 13 anos e está aqui há 10. Essa escola tem um olhar mais humano e especial para essas crianças que são especiais”, completou. 

Alessandro Ribeiro, vice-presidente do Bloco do Lençol que empolgou os alunos e visitantes e os fizeram dançar ao som do samba e dar marchinhas de carnaval, tem um sobrinha aluna da instituição e contou saber da importância da escola na vida da menina. “Eu sei as dificuldades que a Apae passa, então quis ajudar ainda mais. Sei da seriedade do trabalho aqui, merecem todo o apoio para continuar. Este ano, especialmente com a situação em que se encontra a organização, resolvemos inclusive fazer nosso carnaval todo em prol da instituição”, concluiu Alessandro.

Segundo o presidente da Apae-VR, Mário Vitor em aproximadamente um mês, várias melhorias na estrutura da instituição foram realizadas, graças a contribuição de empresas parceiras e de pessoas interessadas. “Foi muito gratificante ver todo mundo aqui. E é importante para mostrar que as portas estão abertas para a comunidade. Queremos mostrar que todas essas transformações são possíveis com cada um doando um pouquinho. E não é só dinheiro, é sobre o que se sabe fazer. Ver todo esse apoio nos dá muito mais vontade de continuar trabalhando”, explico o presidente, orgulhoso com a grande adesão da população. 

E nessa onda de solidariedade, os grafiteiros Anderson de Souza e Hayala Garcia, doaram seus talentos deixando os muros da instituição mais coloridos e alegres. “Eu particularmente prefiro ver cores, e não só por ser grafiteiro, mas prefiro ver uma cidade colorida, passando alegria para as pessoas, para as crianças – disse Hayala, que ainda explicou que o momento era de pura contribuição e ajuda, levando arte para o espaço através do trabalho dele. 

Parceria com o governo municipal 

O presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Dinho (PEN), no início de janeiro, na sala da Presidência, dois representantes da APAE- Volta Redonda- o Presidente Mário Vitor Lopes Netto e o Gerente Executivo- Leonardo Santoro. Ambos procuraram o Poder Legislativo para pedir ajuda diante da grave crise que atravessa a Associação, e também para que o Presidente Dinho possa ser o elo entre a APAE e o Poder Executivo.

Durante o encontro, Mário relatou os problemas enfrentados e que precisa de ajuda emergencial para continuar atendendo 358 famílias, tendo em vista que não recebe mais a ajuda da Prefeitura e que o governo do Estado do Rio não renovou o contrato com a Apae. Leonardo disse que há uma fila de espera de mais de 100 famílias aguardando para serem assistidos pela associação. Dinho, por sua vez, deixou claro que apoiará a Apae, e garantiu que os demais parlamentares se juntaram a ele. No encontro, estavam presentes o 1º Vice-Presidente Paulo Conrado e o vereador Edson Quinto.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil