Cultura 01/10/2018 10:18

Aula de Física no UniFOA reúne alunos em uma competição medieval

Alunos das áreas de Design, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção produziram arma de guerra da Idade Média

No sábado, 29 de setembro, a atividade prática de Física aconteceu em uma das quadras poliesportivas da área aberta de Educação Física, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, e teve como proposta uma metodologia diferente de aprendizado.

Realizada pelo professor Luciano Marins, a aula reuniu as áreas de Design, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção e teve como tema a idealização e fabricação de uma catapulta medieval. E mais, com um total de 15 grupos, os alunos teriam que defender seus respectivos cursos através de uma competição de lançamento de bolas de tênis. Alguns grupos, além da peça histórica, também se caracterizaram como se tivessem saído de um tempo em que hoje é só história – e ganharam pontos extras pela ousadia.

Segundo o professor, cada grupo teria que se apresentar e revelar os custos para a produção da catapulta, assim como os materiais e os conceitos físicos que foram empregados para a construção da mesma. O importante é que, para a produção dos aparelhos, fossem envolvidos conceitos dados em aula como lançamento oblíquo e energia potencial elástica. Cada grupo, após a explanação, fariam dois lançamentos que contariam pontos, produzindo uma competição entre eles, sendo o maior alcance o alvo da mesma.

Para o professor, a aula foi uma grande vitória, principalmente pelo número de acadêmicos participantes - 45 estudantes – e a dedicação dos mesmos, trazendo para a aula projetos interessantes e complexos com um alto grau de dificuldade – e sem repetição.

Segundo o professor Luciano Martins, desde 2014, o UniFOA estabelece uma parceria com o Sthem Brasil, composto por diversos grupos institucionais que trabalham incorporando metodologias ativas nos campos de ensino, mais precisamente voltados às áreas de Ciências e Matemática. E vem dessa parceria, em 2006, a sua capacitação pelo programa educacional e o trabalho que vem realizando com os alunos sob um olhar mais lúdico, fora do tratamento exclusivo a laboratórios fechados.

Catapultas

Catapultas eram mecanismos de cerco que utilizam uma espécie de colher para lançar um objeto (pedras e outros) a uma grande distância, evitando possíveis obstáculos como muralhas e fossos. Segundo a história, a arma de guerra foi criada pelos gregos, durante o reinado de Dionísio I.

O nome é derivado do grego καταπ?λτης, composto de κατ? "abaixo, contra" e π?λλω "vibrare". Originalmente, a palavra catapulta referia-se a um lançador de pedras, enquanto balista referia-se a um lançador de dardos, porém, através dos anos, os dois termos trocaram de significados.

Catapultas podem ser classificadas de acordo com o conceito físico usado para guardar e liberar a energia requerida para arremessar. As primeiras catapultas eram de tensão, desenvolvidas no início do século IV a.C. na Grécia.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

FOA18024