Cidade 22/02/2016 14:03

Bloco da Vida, Mangueira e Os Caretas desfilam na Vila e animam o público

Divididos em 13 alas mais a bateria, os 1500 componentes do Bloco da Vida contaram a história e a evolução do município.

A Vila Santa Cecília recebeu mais de 10 mil pessoas no sábado, 20 de fevereiro, para assistir e aplaudir o fechamento do Carnaval no município, com a presença de três grandes agremiações.

O primeiro a entrar agitar o público foi o Bloco Os Caretas, que desfila há 40 anos no Carnaval de Volta Redonda e é formado por foliões do bairro Sessenta. Por volta das 21h30, uma queima de fogos na fonte luminosa da Praça Brasil anunciou a entrada do Bloco da Vida na Rua 14 com seus 1500 componentes, divididos em 13 alas e mais a bateria, contando a história e a evolução da cidade de Volta Redonda com o enredo “Flumen Fulmini Flexit – O rio ante o raio dobrou-se”.

Segundo explicou a coordenadora Fátima Martins, esse ano o Bloco da Vida completou a maioridade. “A construção deste desfile é um trabalho de equipe muito gratificante. O samba está empolgante e as fantasias e a alegria do Bloco da Vida não perdem para nenhuma escola do Rio de Janeiro. Quem assistiu o desfile pôde comprovar o que eu estou falando”, disse a coordenadora, que organiza o bloco ao lado do carnavalesco Paulo Bernardo.

O prefeito Antônio Francisco Neto disse que a prefeitura se empenhou em realizar um dos melhores carnavais de Volta Redonda dos últimos anos. “O Bloco da Vida foi criado para homenagear as pessoas que ajudaram a construir a nossa cidade e neste meu último ano a frente da prefeitura como prefeito fiquei emocionado, pois o nosso Bloco da Melhor Idade contou de uma forma muito bonita a história de Volta Redonda”, afirmou Neto.

A secretária de Cultura, Rosane Gonçalves agradeceu o público e os parceiros que apoiaram a realização do desfile na Vila Santa Cecília.

A secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela e o vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, acompanharam o desfile ao lado de Neto e a mãe dele, dona Munira Arbex, no palanque montado próximo ao Cine 9 de Abril. O deputado federal Deley de Oliveira, que deu início aos programas da terceira idade quando foi secretário de esportes, desceu para a pista do desfile e fez questão de cumprimentar e sambar junto com os idosos.

Após o desfile do Bloco da Vida, fez o público vibrar e dançar, foi a vez da Campeã do Carnaval Carioca, a Mangueira. A escola trouxe 250 componentes, composto por baianas, passistas, casal de mestre sala e porta bandeira, representantes de diversas alas, além de parte da bateria.
“A terceira idade de Volta Redonda é um exemplo para o Brasil”, afirmou o prefeito, que aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na realização dos desfiles. “Faz parte da nossa tradição fazer um grande Carnaval e a presença da Mangueira contribuiu para abrilhantar ainda mais a folia em nossa cidade”, finalizou.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

TXT16_006