Cidade 06/11/2021 17:21

BOAS MEMÓRIAS

FILME AUTORAL DE JADER COSTA SOBRE A CIDADE DE VOLTA REDONDA

BOAS MEMÓRIAS, 4:25 produzido em 05/11/2021 é um Filme autoral da JADER COSTA, com registro de detalhes da história de Volta Redonda que muitas vezes nos passam desapercebidos. Monumentos, espaços e a menção de pessoas que lutaram por nossa história merece ser resgatada.


 Imagine poder encontrar pela cidade informações históricas de nossa formação detalhes de nossa herança e conquistas de tantos que se dedicaram a fazer dessa uma grande cidade. Como filho do Historiado Alkindar Costa, herdei seu acervo e amor pela cidade e instigado por esse edital segui essa trilha. Todos os dias nos deparamos com pedacinhos da história e nem nos apercebemos de sua importância.


O Filme BOAS MEMÓRIAS, feito especialmente para O EDITAL DA SECRETARIA DE CULTURA - Narrativas de Volta Redonda, tem seu fio condutor a partir da primeira máquina de escrever da Câmara Municipal de Volta Redonda, na qual trabalhou meu pai, ainda como secretário e primeiro funcionário da casa legislativa recém instalada. Contei a história em primeira pessoa, destacando espaços de nossa cidade, como o Viaduto Pequetita Amorim, ligação do bairro Niterói com o aterrado, a própria Câmara Municipal e uma de suas fotos históricas de 1971, a rodoviária Prefeito Francisco Torres,  o viaduto nossa Senhora das Graças, construído na gestão do prefeito João Pio, de 1963 a 1971 contando com a ajuda popular em um livro de ouro e a chaminé da antiga usina de açúcar ao lado do viaduto, mais um monumento icônico da cidade do Aço. Ao final do vídeo selecionei algumas fotos históricas para link com os dias atuais.


Uma satisfação poder fazer o registro e reacender a chama de divulgação de nossa história, valores e personagens que nos tornam fortes como o aço e adaptativos como a curva do rio que dá nome a cidade.


 

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3621021