Cidadania 05/05/2016 15:20

Câmara Municipal de Volta Redonda comemora o Dia Nacional da Mulher

O evento homenageou mulheres da região pelas suas realizações e conquistas

O Dia Nacional da Mulher é comemorado em 30 de abril, mas a vereadora América Teresa antecipou a comemoração para a noite do dia 29, na Câmara Municipal dos Vereadores de Volta Redonda.

Pouco difundido no país, o Dia Nacional da Mulher é ofuscado pelo dia 8 de março, instituído como o Dia Internacional da Mulher.

Ambas as datas impõem a reflexão sobre a igualdade de gênero, além disso, o Dia Nacional da Mulher tem como objetivo conscientizar, diminuir ou até mesmo erradicar todo o preconceito e a desvalorização que acometem as mulheres.

Pensando nessa data, a Vereadora América Teresa promoveu um evento com música, dança, palestra, maquiagem e muitas homenagens para as mulheres que fazem a diferença nas funções que exercem.

Durante a comemoração, alunos do grupo de robótica do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) apresentaram simpáticas “robôs” que animaram a festa em uma apresentação de dança.

A data de 30 de abril é uma homenagem a Jerônima Mesquita. Essa mulher foi líder e fundadora de um movimento feminista no Brasil, chamado de Movimento Bandeirante.

O Movimento Bandeirante era uma iniciativa social que objetivava a entrada da mulher em todas as áreas da sociedade brasileira.

Jerônima Mesquita também se envolveu no desenvolvimento do Conselho Nacional das Mulheres.

O Dia Nacional da Mulheres está instituído em Lei nº 6.971, de 1980. O dia 30 de abril é a data de nascimento de Jerônima.

 

A cerimônia aconteceu na Câmara municipal de Volta Redonda .

Diversas mulheres foram homenageadas.

O evento foi uma iniciativa da vereadora América Teresa.

Patricia Guido

Jornalista

Brasil

G3616_059