Saúde 23/08/2016 11:52

Campanha a favor do Combate ao Fumo

O tema "Esportes - Mostre Atitude" foi escolhido para ser o foco da campanha

Dia 29 de agosto é considerado o Brasil, O Dia Nacional de Combate ao Fumo, que serve para incentivar os fumantes a largarem o vício. Para isso, são feitas diversas campanhas informando quais são os riscos e as desvantagens que as pessoas que fumam sofrem devido ao tabagismo. Essa data tem também como objetivo alertar os fumantes sobre os perigos do tabaco e mostrar os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. O tema esportes - “mostre atitude” foi escolhido para ser o foco da campanha a favor do dia nacional de combate ao fumo de 2016. 

Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos. Suas propriedades também fazem com que a pessoa se sinta mais cansada e menos disposta, fazendo então com que ela diminua os exercícios.

No Brasil, morrem todos os anos aproximadamente 200 mil pessoas por doenças desencadeadas por milhares de substâncias nocivas à saúde e que estão presentes no cigarro, um dos principais causadores de doenças no mundo. Quanto maior o tempo de vício, maiores as chances do fumante desenvolver uma ou mais doenças. Importante esclarecer que o o fumante passivo (aquele que fica em ambientes fechados respirando a fumaça de cigarro) também pode desenvolver algumas das doenças acima, principalmente as respiratórias.

Principais doenças causadas pelo cigarro:

- Câncer de pulmão

- Câncer de boca

- Câncer de laringe

- Câncer de estômago

- Leucemia

- Infarto do miocárdio

- Enfisema nos pulmões

- Impotência sexual

- Bronquite

- Trombose vascular

- Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)

- Catarata

- Aneurisma arterial

- Rinite Alérgica

- Úlcera do aparelho digestivo

- Infecções respiratórias

- Angina

Portanto, a melhor saída é parar de fumar imediatamente, antes de desenvolver uma destas doenças. Os médicos afirmam que, o corpo humano leva de um a dois anos para limpar os resíduos deixados pelo cigarro num ex-fumante. E para aqueles que não fumam, vale a pena dizer que a nicotina é uma substância que vicia rapidamente. Experimentar um cigarro pode ser a porta de entrada para este perigoso vício. 

Se você quer parar de fumar, comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.

 Preocupação com o ganho de peso é uma das maiores barreiras para que alguns fumantes tomem a decisão de parar de fumar, ou recaiam após terem parado de fumar. É importante entender que geralmente o ganho de peso após a cessação do tabagismo é temporário, sendo que na maioria dos casos, ocorre nos primeiros meses pós-cessação. Então, se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando.

De qualquer forma, procure não comer mais do que o de costume. Mantenha uma dieta equilibrada e faça atividade física, pois ajuda no controle do peso. A prática de exercícios físicos regulares permitirá alcançar um equilíbrio tão necessário a um melhor funcionamento do organismo, integrando-se as demais medidas necessárias a uma real mudança do estilo de vida.

Ao caminhar e correr é liberado um hormônio chamado endorfina que causa bem-estar, fazendo com que a dependência da nicotina diminuía. Assim, durante o tratamento para deixar de fumar, aliado a outras medidas terapêuticas, para aumentar a motivação e minimizar os sintomas da abstinência é fundamental que a pessoa fumante pratique exercícios, começando com uma simples caminhada.

 Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. No início, evite café e bebidas alcoólicas, pois eles estimulam a vontade de fumar. Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil