Cultura 05/12/2016 16:07

Conferência de Cultura Nerd agita Volta Redonda

Evento atraiu cerca de cinco mil pessoas, durante o dia, no Centro Cultural Fundação CSN

Volta Redonda foi sede de uma das maiores conferências de cultura nerd e pop no domingo dia 27 de novembro. O Centro Cultural Fundação CSN, na Vila Santa Cecília, foi escolhido para ser palco do VRCON, reunindo amantes do mundo dos quadrinhos, séries de TV, cinema e games. Promovido pela primeira vez pelo grupo Akai – associação de cultura formada por jovens do Sul Fluminense, que também realizam a feira Anime Fest Fan, o evento foi gratuito, de classificação livre e atraiu milhares de pessoas entre interessados na conferência e curiosos.

Foto de divulgação

Foto de divulgação

Foto de divulgação

Foto de divulgação

Foto de divulgação

O quadrinista internacional Daniel HDR, brasileiro que trabalhou para grandes editoras como DC Comics e Marvel Comics e o bicampeão mundial do jogo de videogame Just Dance, Diegho San, foram as principais atrações do VRCON, além dos painéis para a discussão de filmes e séries como o longa “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, que estreou recentemente nos cinemas, desfiles e concursos de cosplayers (pessoas vestidas como personagens).

Daniel falou sobre sua carreira de mais de 20 anos, compartilhou algumas de suas experiências nos mercados internacionais e ainda deu dicas para aqueles que sonham em ser desenhistas de histórias em quadrinhas, assim como ele. O quadrinista alertou que desenhar não depende apenas de inspiração ou só fazer o que gosta. Ele destacou que a disciplina é fundamental. Ao ser questionado sobre o universo dos quadrinhos na internet e nas mídias digitais, o brasileiro respondeu que é uma forma de criar novos leitores. “Estão nascendo os leitores casuais, que vem dos filmes, dos jogos, da mídia visual, então a internet acaba se tornando uma estratégia das editoras. Fiz por dois anos o quadrinho do Superman e primeiro ele era disponibilizado de forma digital, depois vinha o formato físico, então acredito que as revistas em quadrinho não vão morrer, só vai mudar a forma como os leitores se relacionam – completou ele, lembrando fã costuma querer ter o material físico.” 

Outra grande atração do evento foi a presença dos cosplayers. O engenheiro Hans Rodrigues Lopes costuma se fantasiar nessas conferências e dessa vez, ele se transformou no personagem “Dick Vigarista”, do desenho Corrida Maluca, e nem mesmo o calor tirou sua simpatia afinal, Hans estava distribuindo sorrisos nas fotografias. “As pessoas chegam, pedem para tirar foto e eu gosto. Costumo participar de campeonatos de cosplay, mas hoje vim por lazer. Normalmente não tenho muito problema com calor, porque a gente já faz a fantasia com um material mais leve, pensando no tempo que vamos ficar caracterizados”, explicou o engenheiro, que já se vestiu como o Mago Presto do clássico “Caverna do Dragão”, Coringa do Batman entre outros personagens.

O presidente do grupo Akai, Maicon Fagundes, disse estar satisfeito com o sucesso do VRCON. “Trabalhar com cultura é muito difícil, principalmente aqui na região. E um evento igual a esse, desse tamanho e de graça, eu nunca vi. Então é muito positivo, superou as nossas expectativas e a gente quer mostrar que dá para fazer um evento de qualidade e de graça”, enfatizou Maicon, afirmando ainda que aproximadamente cinco mil pessoas compareceram ao evento.

A coordenadora do Centro Cultural Fundação CSN, Giane Carvalho, também se mostrou satisfeita com o público registrado. “Esse é o segundo evento desse porte que recebemos e esse é o nosso objetivo, trazer as pessoas para conhecer as diferentes linguagens artísticas. E o VRCON é isso, uma reunião que canaliza várias manifestações artísticas”, considerou Giane. 

O encontro teve ainda a presença de fã clubes, como o Conselho Jedi, que reúne apaixonados por Star Wars; o Ministério da Magia, que conta com a participação de quem curte Harry Potter e todo o universo mágico da série; e da Academia dos Jogos da Mente, que se trata de admiradores de jogos de raciocínio lógico, como xadrez, cubo mágico e sudoku.

Ativdades simultâneas, exposições, venda de produtos da cultura nerd, torneios de videogames, ações que reúniram os fãs de Harry Potter, Star Wars, dos universos Marvel e DC, fizeram parte do roteiro do dia, além de uma premiação para os melhores do ano da cultura nerd da região. Sem dúvida o VRCON proporcionou a Volta Reonda um dia especial e diferente, trazendo cultura e diversão à cidade.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

TXT16023