Esporte 29/08/2016 11:07

CrossFit - Entenda o Esporte do Condicionamento Físico

Movimentos funcionais constantemente variados e executados em alta intensidade

Movimentos funcionais constantemente variados e executados em alta intensidade é a base  do sistema único de treinamento do CrossFit, a atividade conhecida como o esporte do condicionamento físico. Também é o principal programa de treinamento de força usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas como a SWAT, unidades de operações especiais do exército americano, por campeões de artes marciais e centena de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo.

Mas também pode ser praticado por pessoas de todas as idades, ou seja, o CrossFit é para todos, para quem busca saúde, qualidade de vida ou desempenho esportiva. A execução dos movimentos e o nível de intensidade são ajustados à aptidão física de cada um. Com isso, qualquer pessoa pode praticar as atividades propícias desse esporte, seja jovem, idoso, sedentário ou atleta, e principalmente pessoas com necessidades especiais.   

No CrossFit há parâmetros e indicadores para avaliação de desempenho nos treinos, permitindo assim a verificação e o registro do desenvolvimento, redefinindo metas e acompanhando os resultados de forma concreta. O desafio é individual, mas o trabalho é em equipe. A dinâmica dos treinos é toda trabalhada em grupo e a cultura da ajuda mútua e fortemente estimulada. Isso contribui para que cada praticante supere novos desafios em cada treino.

O maior benefício desse treinamento todo é, sem dúvida, saúde. Qualquer pessoa que treine para melhorar seu condicionamento físico, consequentemente melhora seus parâmetros de saúde e também sua aparência. Quando feito corretamente e sem exagero, o CrossFit até ajuda a amenizar os efeitos colaterais vindos com a idade e ainda protege contra doenças.

Inspirada nas primeiras boxes brasileiras, o Armazém CrossFit 01, em Volta Redonda, é credenciada à CrossFit Incorporation.A programação dos treinos é feita pela Headcoach (treinadora líder), Gabriela Neiva, que também é credenciada.Dedicada e apaixonada por CrossFit, Gabi iniciou a sua participação nesse esporte em julho de 2014, aprendendo com os primeiros Coaches do Rio de Janeiro. Formada em 2004, acumula experiência no ramo de condicionamento físico e saúde há mais de quinze anos, com vários cursos de aperfeiçoamento na área de Treinamento e Desempenho Humano.

Em novembro de 2014, obteve sua certificação como CrossFit Level 1 Trainer. Gabi também se certificou em Levantamento de Peso Olímpico, uma das modalidades incorporadas pelo CrossFit, em agosto de 2014. Além da atuação no CrossFit, a Headcoach divide seu tempo ministrando aulas na Faculdade de Educação Física desde o ano de 2010, tem mestrado em Educação Física e cursou um ano e meio de Doutorado em Saúde Coletiva.

Para conhecer melhor o esporte você pode fazer uma aula experimental, na Box, localizada na Rua Beranrdo Ferraz, n°110, Aterrado, Volta Redonda -  RJ. O primeiro treino é gratuito. Os contatos da Armazém CrossFit 01 são o Facebook: armazemcrossfit, o Instagram: @armazemcrossfit01, e o telefone: (24) 334-60033.

Davi Tedesco - praticante do CrossFit

Domingos Sávio - praticante do CrossFit

Gabriela Neiva - Headcoach

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil