Economia 23/03/2015 11:27

CSN realiza o 3º fórum Sul Fluminense sobre Águas

O evento marcou a comemoração do Dia Internacional da Água

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) realizou, no dia 19, em Volta Redonda o 3º fórum Sul Fluminense sobre Águas no SESI /SENAI, bairro aterrado, em comemoração ao dia Internacional da água - 22 de março. 

O Fórum discutiu a escassez hídrica e as formas de lidar com o problema, agravada entre 2014 e 2015, a escassez foi o principal tema do evento - considerando o momento em que o país enfrenta a falta de água. 
    
O evento, que contou com a parceria da FIRJAN, apresentou os projetos de reuso de água desenvolvidos pela Companhia, principalmente nos últimos 15 anos, além de experiências de outros setores. 

Além disso, foi mostramos como a CSN lida com a água e a devolve para o rio Paraíba do Sul com melhor qualidade do que quando captada - com a intenção de motivar outras indústrias. 

Os palestrantes foram:  

Jorge Florentino, gerente de Furnas, com o tema “Gestão dos Reservatórios da Bacia do Rio Paraíba do Sul”

Isaac Volschan, professor do departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da COPPE-UFRJ, abordando “Desafios e Oportunidades para o Saneamento Ambiental Urbano”

Antônio Carlos Simões, especialista em meio ambiente da CSN, que falou sobre “Pegada Hídrica da Usina Presidente Vargas – CSN”

Sueli Barros, engenheira especialista da gerência de utilidades da CSN, abordando a “Gestão Energética da Usina Presidente Vargas frente ao cenário de Escassez Hídrica”

Paulo César de Souza, diretor do SAAE-VR, com o tema “Desafios da Captação e Distribuição da Água Potável no Cenário de Escassez Hídrica” 

Juliana Fernandes, gerente de recursos hídricos da Agevap, que falou sobre “Gestão das Águas no Cenário de Escassez no Rio Paraíba do Sul”.

O especialista em meio ambiente da CSN, Antônio Carlos Simões, disse que o reuso de água pode ser uma das soluções, não só na indústria.

“A indústria brasileira, a longo tempo, está trabalhando com o reuso de água. É possível abrir isso para o público externo, levar para a sociedade. Além disso, devemos mostrar que o meio ambiente dá retorno, que o desenvolvimento sustentável é possível”, afirmou

 

O encontro contou com a participação de empresas, entidades e órgãos ligados ao assunto.

Thais Monteiro

Correspondente

Brasil

G3615_067