Cultura 28/10/2020 17:56

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Celebração do 17º ano do Dia Internacional é feito de maneira virtual e com muita animação.

Uma das coisas boas da vida são os amigos. Ontem encontrei por acaso com André Cruz, esse profissional apaixonado por animação e super talentoso. Uma pessoa gentil e dedicada ao ensino dos alunos e todos aqueles que querem aprender animação, artes, design e tantos outros talentos que ele tem.

Ele vestia uma camiseta  com o tema de uma animação. Brinquei com ele sobre o assunto e sobre seu talento, citando ao abrir um grande sorriso para nosso cumprimento com um soquinho, já que o momento do afastamento nos impede de dar um abraço. Falei: até sua camisa é animada”. Ao que ele respondeu, já estou celebrando o dia de amanhã, o DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO, que esse ano será virtual.

O resultado não poderia ser outro senão uma LIVE rápida para celebrar o dia. E aqui estamos.

Todos os anos o canal 36 fazia questão de dar visibilidade a essa arte impressionante e contagiante. Eu fico anestesiado diante de uma animação, caindo no desatino de nem responder meu interlocutor. Me desligo do mundo e me conecto a animação. É impressionante. Meu trabalho de conclusão do curso de Publicidade foi “Histórias em Quadrinhos e sua Influência no mundo”.

Com André Cruz, já trabalhamos em diversas frentes, com oficinas de stop-motion, construção de óculos 3D, animação e sempre observei a seriedade com que ele conduz essa arte sensacional. O crescimento e profissionalização do mercado de animação foi incrível e o mundo do cinema está cheio de exemplos pra contabilizar o crescimento do mercado.

Na pequena LIVE a gente conversou sobre o mercado, sobre a atividade e o crescimento do mercado. Em paralelo vimos um pouco da LIVE que acontecia com animadores no Brasil inteiro e a página WEB com os filmes disponibilizados esse ano. Os filmes de abertura dos 17 anos foi combinado num único filme que exibimos parte na LIVE para celebrar de maneira virtual a grande fase da animação.

Parabéns a todos os profissionais, nos mais diferentes setores, que se valem da animação para passar suas mensagens e conquistar mais apaixonados por essa arte, que hoje foi representada aqui por um de seus ícones, André cruz.

A exibição será pelo youtube neste ano.
https://www.youtube.com/DiadaAnimacaoBrasil

Lista de filmes:
https://diadanimacao.com.br/filmes-2020/

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3620036