Negócios 09/05/2016 16:36

Em Volta Redonda, investir no próprio negócio é uma boa alternativa

O município aposta no estímulo ao empreendedorismo para crescimento do comércio e aliviar a crise

O quarto Encontro Regional do Mapa Estratégico do Comércio, que aconteceu nos dias 5 e 6 de maio na cidade de Volta Redonda, resultou em de 146 propostas elaboradas para impulsionar o comércio no município.

O quarto Encontro reuniu dados socioeconômicos das regiões Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana e debulhou especialmente temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial.

O Mapa, instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc RJ, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema, serve também para identificar vocações e oportunidades nas regiões.

O quarto Encontro é um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro do ano passado, no hotel Copacabana Palace. Com os encontros agora realizados, os atores locais participam de um Grupo de Trabalho, formado por um grupo eclético que redige propostas personalizadas de acordo com as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios. Esse trabalho é feito durante os dois dias do Mapa e fazem parte de uma proposta que será encaminhada ao Poder Público.

Em Volta Redonda, durante os dois dias, foram apresentados painéis com formadores de opinião e jornalistas como Merval Pereira, Sidney Rezende, Lília Teles, George Vidor, Sérgio Abranches, Sônia Araripe, Flávia Oliveira, Marcelo Neri e Flavio Fachel.

Para o quarto Encontro o Sistema S trouxe também serviços do Sesc-RJ e do Senac-RJ para a população através do evento Base de Ação Social e Educativa, Base S, que aconteceu no Ciep 29299 Julio Caruso, localaizado na Rua Bartolomeu Bruno da Ribeira, s/nº.

A iniciativa, realizada desde o primeiro encontro, já atendeu aproximadamente 25 mil pessoas nos quatro municípios pelos quais passou: Angra dos Reis, Miguel Pereira, Três Rios e, Volta Redonda. As atividades, gratuitas, aconteceram até o dia 7 de maio e contaram com atrações socioculturais e esportivas.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3616_061