Solidariedade 01/11/2018 19:20

Espaço das Artes Zélia Arbex abriu as portas para a Exposição de Arte da APAE Volta Redonda

Os mais de 400 visitantes conferiram os trabalhos artísticos e fotos do dia a dia da instituição e seus alunos

No dia 23 de outubro, aconteceu no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília, a vernissage da Exposição da Apae VR, composta de 150 produções artísticas criadas por alunos especiais atendidos pela instituição: trabalhos de artesanato confeccionados nas oficinas laborativas,  inclusive, com a participação especial dos alunos no lançamento da coleção Bem-me-Quer, de produtos feitos em parceria com a marca Mãos de Amparo, marca criada pelo designer Nicolau Vinciprova.

A mostra, que seguiu até o dia 28 de outubro, - e depois estendida até 1º de novembro -, apresentou também trabalhos de cozinha experimental e fotos dos atendimentos clínicos, que retratam o dia a dia dos mais de 260 assistidos da instituição e serviços pedagógicos realizados pela escola Lar Pestalozzi. 

“A exposição tem como objetivo divulgar o trabalho realizado na instituição durante o ano de 2018, valorizando as atividades artísticas, pedagógicas e clínicas, que tanto beneficiam e são promovidas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas na instituição”, falou a diretora da Escola Lar Pestalozzi, Ana Gilda Santos. 

A ideia deste projeto partiu dos próprios profissionais, do presidente da Apae/VR, Mário Vitor e coordenadores Sheila Azevedo, Ana Gilda Maria da Silva Santos e Flávia de Oliveira Lima. “Visamos valorizar os trabalhos e apresentar para a sociedade as possibilidades dos nossos assistidos, ressaltando que o desempenho é pautado no desenvolvimento das habilidades e capacidades do indivíduo, ou seja, de cada um”, explicou Sheila Azevedo, uma das responsáveis pelo projeto. 

A APAE-VR, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda, foi fundada em 1956, por um grupo de voluntários, com o objetivo de atender pessoas com necessidades especiais do município. É uma associação civil, filantrópica, de caráter cultural, educacional e assistencial que atua nos setores de educação, trabalho e saúde, tendo como missão promover e articular na defesa de garantia dos direitos, na prevenção, orientação e prestação de serviços de apoio às famílias, visando à melhoria na qualidade de vida das mesmas, colaborando assim, para a construção de uma sociedade justa, solidária e igualitária, principalmente por meio da inclusão educacional e inserção social. 

A Instituição, localizada na Rua 164, nº 60 – bairro Sessenta, na cidade de Volta Redonda, sul do estado do Rio de Janeiro, está preparada para oferecer os seus serviços através dos diversos projetos existentes. Os interessados em prestigiar e conhecerem um pouco do trabalho realizado pela entidade e seus membros podem ser obtidas pelos telefones (24) 3342 5399 e 33423342. 

Segundo a diretoria da APAE-VR, a partir do ano de 2019, a Exposição da instituição entra para o calendário oficial do município de Volta Redonda.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3618068