Cultura 11/08/2017 16:33

Espaço das Artes Zélia Arbex recebe a exposição “Flores de Aço”

Mulheres participantes receberam um pingente como símbolo de coragem

Aconteceu na noite de quinta-feira, 10 de agosto, na Galeria das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, a vernissage da exposição ‘Flores de Aço.

A mostra é o resultado do Projeto Cartas, iniciado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos no início do ano. Ao todo, estão na exposição três mil cartas, escritas por mulheres moradoras de Volta Redonda.

O evento contou com a presença de autoridades, convidados e o público em geral, na sua maioria, mulheres. Em discurso, Dayse Penna, secretária da pasta, relatou a importância desse desabafo. “As mulheres contando superação. Problemas de todos os tipos. A exposição Flores de Aço vem a partir do esforço da nossa equipe. Cada carta foi tratada como um documento e agora se tornou arte. Recebemos também cartas de denúncia e, até mesmo, em braile”, contou.

Pelo projeto, as participantes receberam um símbolo de coragem por terem escrito a carta: um pingente no formato da ‘Flor de Aço’, criado pela coordenadora do curso de Design do UniFOA, Patrícia Rocha, juntamente com o professor Laert Santos – em mais uma parceria do curso de Design, sob a coordenação da professora Rita de Carvalho, coordenadora de Projetos Especiais da instituição.

As primeiras homenagens foram feitas na exposição. As mulheres que não escreveram sua carta, ainda poderão participar do projeto. Elas também receberão o pingente.

O vice-prefeito do município, Maycon Abrantes, elogiou o projeto e destacou a importância das mulheres no governo: São nove no primeiro escalão do governo municipal. “A escolha (do secretariado) foi por competência. No mundo atual, no cenário atual, as mulheres têm tantas condições do que os homens. Deixo meus parabéns a todas. As mulheres ajudaram a construírem a nossa cidade, nosso país e estão conquistando cada vez mais espaço”, concluiu.

A mostra conta também com a presença do artista plástico de Arte Linear – pregos e linhas fixados na madeira – Oswaldo Fernandes, voltarredondense que conheceu a técnica em 1974 e desde então vem mostrando suas criações em várias exposições.

A exposição estará aberta ao público durante todo o mês de agosto, das 9 às 19 horas: Espaço das Artes Zélia Arbex, na Rua Vinte e Três – A, Vila Santa Cecília, Volta Redonda (RJ).

 

 

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3617_103