Cultura 17/04/2018 13:19

Esperanto, a língua universal, chega ao seu 20º ano de ensino na AAP-VR

O professor e engenheiro Alberto Flores é o orientador do curso, ministrado às quartas-feiras

No dia 12 de abril de 2018 começou o 20º Curso Básico Gratuito de Esperanto, sob a orientação do professor e engenheiro Alberto Flores, juntamente com os colaboradores Vicente Werneck e Mário Paralovo.

O As aulas serão ministradas às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30 no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso – CPSI – da AAPVR e o curso é aberto a qualquer pessoa que esteja interessada em aprender o Esperanto, sócio ou não da Associação de Aposentados.

Todos os alunos receberão certificado de participação.

O que é o Esperanto

O Esperanto é uma língua internacional planejada, lançada em 1887 com objetivo de facilitar a comunicação entre os povos de diferentes países e culturas.

Seu iniciador, o médico judeu Ludwik Lejzer Zamenhof, publicou a versão inicial do idioma com a intenção de criar uma língua de mais fácil aprendizagem e que servisse como língua franca internacional para toda a população mundial (e não, como muitos supõem, para substituir todas as línguas existentes).

Considerado mais fácil de ser aprendida do que as línguas nacionais, uma vez que foi planejado para ser mais simples e mais regular, o Esperanto é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos opcionais de esperanto, e há evidências de que auxilia na aprendizagem dos demais idiomas.

Diferentemente dos demais idiomas, ao se falar em Esperanto, estabelece-se imediatamente uma comunicação de igual para igual entre pessoas de línguas diferentes. Isso é importante, pois se evita a vantagem cultural que um falante nativo teria ao empregar sua língua natal em um contato internacional.

O Esperanto é a língua artificial mais falada no mundo (Esperantujo, 120 países). Ao contrário da maioria das outras línguas planejadas, o esperanto já saiu dos níveis de projeto (publicação de instruções) e semilíngua (uso em algumas poucas esferas da vida social).

 

AAPVR / CPSI - Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte
Rua 535, Nº 835 - Nossa Senhora das Graças - Volta Redonda - RJ - CEP: 27.215-450
Tel.: (24) 2102-0902   -   geronto@aapvr.com.br   -   www.aapvr.org.br

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

TMDR18014