Cultura 20/11/2018 13:51

Exposição 80 anos do Superman na FCSN

O universo da Cultura HQ contagiou Volta Redonda

Fazer o registro da VRCON foi uma emoção não somente por abrigar a arte e promover a cultura, mas principalmente ver iniciativas como a VRCOM que ocupa espaços importantes para levar a chamada cultura Nerd para tantos fãs do mundo HQ e seus personagens. Pelo quarto ano consecutivo a FCSN abriga o evento e acolhe os entusiastas pelo segmento. Personagens caracterizados circulavam no local dando um clima que me remeteu a minha infância e adolescência. No auditório a música tema de episódios do HQ e Games era ensaiada por um pequeno grupo e logo em seguida se encheu para ouvir as histórias de ilustradores e gente do meio artístico. 

Na galeria o público se acomodava para acompanhar a Exposição dos 80 anos do Superman com trabalhos de artistas profissionais e amadores. O quadrinista Rodney Buchemi trouxe seu talento e marcou uma das paredes do espaço com seu traço marcante na figura do Superman, ao vivo, na frente dos fãs que acomodavam para fazer os registros fotográficos e clipes de imagens que rodaram a rede

Do lado de fora e em diversas salas da FCSN, expositores com produtos que os fãs puderam comprar e levar pra casa. Música, mais personagens e gente interessada em fazer e sentir-se parte do universo impressionante dos quadrinhos e super heróis.

Para Aline Brum - digital Influencer e colecionadora do superman, uma oportunidade única de registrar o evento e ser tietada pelo fãns. “Acho super importante um evento como esse. Minha paixão pelo personagem Superman é desde pequena, quando ganhei a coleção que meu pai fazia do personagem e de lá pra cá não parei mais. Hoje já são mais de 573 itens e a certeza que esse personagem representa o que devemos ser e a bondade que deve estar sempre dentro de nós”.

Maicon Fagundes - Presidente do Grupo Akai e organizador do evento não se cabia em tanto sorriso pelo notório crescimento e sucesso dessa edição que conto com muitas novidades. “Precisamos ocupar os espaços do município com cultura e levar arte para as pessoas. A proposta do VRCON é valorizar essa cultura Nerd e trazer para as pessoas o que há de melhor. Estamos muito contentes com o acolhimento da FCSN e com a presença de Rodney, um super profissional que vive desse segmento e uma figura humana surpreendente”, comentou Maicon.

Para a Fundação CSN que abrigou a exposição uma oportunidade de abrir suas portas para a cultura e respirar arte. A Coordenadora do Centro cultural FCSN, Giane Carvalho comentou sobre a importância da exposição: “Além da Exposição acolher a VRCON na FCSN temos a exposição dos 80 anos do Superman. Para nós um privilégio fazer parte disso”.  Helder Oliveira - Supervisor Cultural FCSN complementa a informação destacando a presença do público logo após um feriado: “É bacana ver a presença do público nesse período de emenda de feriados. Isso mostra seu interesse pelo segmento e valoriza nossa parceria com o Maicon pelo quarto ano consecutivo. A cidade precisa se apropriar dessa cultura que transpira aqui.”

O prefeito Samuca Silva e sua comitiva prestigiou o evento e fez a sua abertura oficial. “Para mim como prefeito, apoiar um evento que incentiva a Cultura em nosso município é um privilégio. Fico feliz ao ver o crescimento de profissionais como o Rodney que e esteve aqui no ano passado e hoje nos brinda com seu traço. Essa parceria com a Fundação CSN também é importante para o município, pois abre portas para mais eventos culturais para nosso povo.”

Em meio aos flashes e poses, encontramos Rodney Buchemi,  Quadrinista e ilustrador fazendo o que mais gosta: desenhando. “Para mim é uma honra ter sido convidado a participar do evento. Hoje vivo dos quadrinhos e do meu trabalho nos grandes centros. Fui alfabetizado com os quadrinhos, então estar aqui é mágico, e perceber esse carinho do público e de outros artistas é muito especial”.

O evento foi realmente bacana e fiquei feliz ao ver lá alguns amigos de longa data, dos quais destaco Magela Bastos, fotógrafo e artista plástico, que depois de uma doença conseguiu recuperar seu maravilhoso traço no desenho e reaprender o talento que Deus lhe concedeu. Foi super especial vê-lo contando sua história aos que visitavam a VRCON no auditório principal da FCSN.

Parabéns aos organizadores e a todos que de alguma forma apoiaram o evento!

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3618075a