Negócios 01/09/2016 10:51

Fórum SEBRAE Na Mesa reuniu grandes nomes da gastronomia brasileira

O evento apresentou tendências e proporcionou troca de ideias e de experiências aos participantes

Empresários de toda a cadeia de alimentação fora do lar (FoodService) tiveram a oportunidade de participar do Fórum SEBRAE na Mesa - Ganhando Mercado em Tempos de Crise, no espaço da CDL em Volta Redonda. Estima-se que o setor movimenta cerca de R$ 410 bilhões no Brasil. De acordo com o SEBRAE/RJ, este segmento já representa 1/3 desse faturamento e deve superar 35% em 5 anos.
O objetivo do Fórum foi apresentar as últimas tendências para as empresas, trazer dicas de gestão, atendimento, tecnologia e inovação em tempos que as micro e pequenas empresas precisam se reinventar para continuarem competitivas, em um cenário onde o comportamento do consumidor está mudando e a retração econômica afeta diretamente os resultados das empresas.

Durante o evento aconteceu ainda um Encontro de Negócios para que as MPEs pudessem negociar e conhecer novos fornecedores visando a otimização das compras.Grandes nomes da gastronomia marcaram presença no Fórum, como as chefs Bel Coelho (apresentadora do GNT, empresária, que cozinha buscando a identidade dos produtos locais, que falou sobre cardápios do Brasil e impacto para as micro e pequenas empresas) e o consultor Sergio Molinari, fundador da Food Consulting e especializado nos estudos e tendências para o Foodservice, que tratou o tema “Mercado, Tendências e Gestão”.

Uma Mesa Redonda com o tema “Existe Receita para um Restaurante dar certo?” foi um dos pontos principais do Encontro, onde os empresários puderam trocar ideias e compartilhar experiências. Participaram desse debate Mônica Rangel, do Restaurante Gosto com Gosto e jurada do Programa da GNT Cozinheiros em Ação, que falou sobre como é gerenciar um pequeno restaurante que ficou em 1º lugar no Guia 4 Rodas por mais de 10 anos e trabalha com a identidade local; Kátia Barbosa, do Restaurante Aconchego Carioca, criadora do Bolinho de Feijoada e dona de várias micro empresas com posicionamentos de mercado, que abordou os temas “Inovação e Desenvolvimento de Produto”; e Fatima Anselmo, produtora orgânica, eleita uma das Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro, que explicou os “Orgânicos como Tendência no Mercado de Restaurantes”,  já que atua em parceria com a distribuição de seus produtos para grandes chefs e ainda teve que se reinventar após perder toda a sua produção e transferir a sua propriedade de local.

O evento também contou com uma Rodada de Negócios com 37 fornecedores representando 60 marcas. Houve também a realização de Oficinas Técnicas ministrada por chefs de cozinhas sobre várias áreas da gastronomia. Os participantes puderam contar ainda com Consultorias Coletivas sobre diversos temas como Finanças, Atendimento e Gastronomia; palestras técnicas; e oficinas gastronômicas.

No segundo e último dia de evento,dia 31, também foram programados um Seminário de Crédito e um Painel sobre Soluções e Tecnologia abordando temas como Redes Sociais para Micro e Pequenas Empresas, desmistificando a promoção no ambiente Web, aplicativos de tradução de cardápio e Sistemas de Gestão de Restaurantes.
O Fórum foi uma oportunidade para os fornecedores, que podem realizar negócios com todo o trade da região, e para os micro e pequenos empresários, que tiveram a chance de melhorar a gestão do negócio e obter conhecimentos técnicos fundamentais para superar a crise.Ou seja, as micro e pequenas empresas puderam em um único espaço: negociar com grandes fornecedores do segmento, ter informações sobre tendências e gestão e ainda poder se qualificar e qualificar a sua equipe nas oficinas técnicas com chefs renomnados. O objetivo disso tudo então, foi propor conteúdos relevantes em um período delicado do mercado onde os empresários precisam se motivar e se reinventar.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil