Cultura 29/06/2019 13:26

Grande Concerto do projeto Volta Redonda Cidade da Música recebe maestro Ernani Aguiar

Evento na noite de ontem, sexta-feira, 29, com a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, lotou Teatro Gacemss e conquistou o público

Na sexta-feira, 29 de julho, o novo Teatro Gacemss recebeu um público que lotou os 430 lugares para a apresentação do grande concerto do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, que tem a coordenação do maestro Nicolau Martins de Oliveira, da maestrina e pianista Sarah Higino e do maestro da banda de concerto do município José Sérgio Torres da Rocha.

A apresentação da noite, além de marcar o retorno da orquestra ao palco do Teatro Gacemss, era especial também pela presença do convidado, o maestro Ernani de Aguiar, que elogiou o projeto Volta Redonda Cidade da Música, apresentado atualmente em 39 escolas públicas para mais de 4 mil estudantes da pré-escola ao ensino médio.

O grande concerto prendeu a atenção do público com o programa que mostrou três peças de compositores europeus nunca executados no país, como Ernst Gernot Klussmann, Kocsar Miklós, Michelle Mascitti, Félix Mendelssohn Barthold e dos brasileiros Duda e Ernani Aguiar. No entanto, a primeira música a abrir o espetáculo, Instantes II ( Cantilena, Ronda), de autoria do maestro convidado, foi regida pela maestrina Sarah Higino, respeitando a vontade do autor de não reger as próprias composições.

O maestro Ernani, mineiro de Ouro Preto (MG), ficou 4 dias na cidade, participando de ensaios na sede do projeto na Vila Mury com os estudantes do projeto e um ensaio aberto na quinta-feira, 27, no Teatro Gacemss. Um dos momentos de emoção, foi quando  ele chamou a violista Reneide Gonçalves, 34 anos, da Orquestra de Cordas, para acompanhá-lo na canção.

“Eu fiz a minha graduação em música com ele entre 2003 e 2007 na Universidade Federal(UFRJ). Foi como lembrar os velhos tempos na faculdade, dele nos ensinando. O projeto está há mais de 40 anos construindo uma base sólida para a educação como um todo e ajudando a formar músicos. Muitos que estão aqui estão se formando e outros já começando a graduação superior ”, disse Reneide, há 8 anos na orquestra.

Presente ao evento, o presidente da FEVRE( Fundação Educacional de Volta Redonda), Waldir Amaral Bedê,  destacou a atuação da Orquestra formada por alunos, monitores e professores que nasceram no projeto e hoje estão graduados em Música: “A Cidade da Música vem enriquecer cada vez mais o legado cultural com a participação do maestro Nicolau, da Sara e do José Sérgio, junto com o talento dessas crianças e jovens, futuros cidadãos e músicos, que estão sendo formados nas escolas públicas de Volta Redonda”.

Ao final, o público era só aplausos para a orquestra e o maestro Ernani Aguiar, que mostrou o grande valor dos participantes e do projeto, um grande sonho do professor Nicolau Martins de Oliveira que se tornou realidade.


Maestro Ernani Aguiar

Segundo a maestrina Sarah Higino, receber o maestro e regente foi de muita importância para o projeto Volta Redonda Cidade da Música. “É uma honra receber como regente convidado deste concerto o Maestro Ernani Aguiar. Músico com vasta experiência além da regência, na musicologia com estudos importantes voltados para a música brasileira colonial, e com composições executadas em todo o mundo”, destacou.

O maestro Ernani Aguiar foi coordenador dos projetos Orquestras e Espiral da Funarte entre 1982 e 1985 e professor de regência do Instituto Villa-Lobos da UniRio. Em 1990 recebeu o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. Como pesquisador, tem sua atenção voltada para a música brasileira do período colonial. Dentre suas gravações como regente destacam-se as da obra do Padre José Maurício Nunes Garcia com o Coral Porto Alegre e a ópera Colombo, de Carlos Gomes, à frente de solistas, corais e Orquestra Sinfônica da UFRJ, que recebeu o prêmio de ‘Melhor CD de Música Erudita’ da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1998 e o ‘Prêmio Sharp’ em 1999.

O maestro Ernani Aguiar é professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música na universidade Federal do rio de Janeiro r ocupa a Cadeira nº 4 na Academia Brasileira de Música.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil