Cultura 22/08/2016 09:55

Hotel Seleto recebeu a Exposição “Quase meio século de rádio”

O Radialista Francisco Barbosa e o rádio - Uma história de sucesso

“Quase meio século de rádio”, é o tema de uma exposição no Seleto Cultural. A mostra conta a vida do radialista Francisco Barbosa e a história do rádio, afinal, ambos já informaram e acompanharam muitas gerações. 

A vernissage aconteceu dia 20 de julho às 19h, no hall do Hotel Seleto. O acervo conta com fotos e aparelhos antigos, como: toca discos, mesas de áudio, cartucheiro e rolo, materiais usados na década de 70. Conta também com um equalizador, híbrida, mini gravador e reprodutor de MD, aparelhos utilizados na década de 80 e 90. Além de quadros de matérias jornalísticas que retratam a história do radialista Francisco Barbosa.

A mostra esteve aberta ao público até o dia 20 de agosto, último sábado, nos horários de 9h às 21h, no Hotel Seleto, localizado na Rua Vinte e Um, n. 380, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda/RJ, (em frente ao Recreio dos Trabalhadores).

 Francisco Barbosa sempre foi um amante do rádio. Convivendo desde cedo com o ambiente de uma estação de rádio, já que seu pai, também Francisco, era técnico da Rádio Sociedade de Juiz de Fora/MG. Aos 15 anos de idade teve sua primeira experiência como locutor na Rádio Difusora de Minas, também em Juiz de Fora, sua terra natal.

Aos 23 anos, foi buscar novos horizontes, rumo à cidade do Rio de Janeiro. Inicialmente trabalhou nas rádios Cidade, Nacional, Del Rey Rádio Globo FM. Mais tarde, passou a comandar o programa que levava o seu nome na Rádio Globo AM, consagrando-se como comunicador de renome nacional. Após vários anos na Globo, Barbosa foi para outra gigante do rádio carioca: a Super Rádio Tupi, em 2006. Em 2009 e 2010 recebeu o Prêmio Escola de Rádio como melhor comunicador do rádio carioca.

Em abril deste ano, após uma aposta ousada da Rádio Nova Sul Fluminense, ele passou a fazer parte dos quadros da emissora, comandando seu consagrado programa de segunda à sexta-feira, das 9h ao meio-dia.

 No Brasil, o primeiro contato com uma estação transmissora de rádio ocorreu no Rio de Janeiro em 1922. A então, capital da República festejava o Centenário da Independência do país.

Depois do sucesso da exposição do centenário, a estação transmissora foi utilizada pelos Correios, para transmissões de boletins sobre o clima entre outras informações. É a primeira referência na utilização do rádio para transmissão de informação no Brasil. 

O veículo já foi um grande motivo para reuniões familiares, levou torcedores à loucura com a narração de gols importantes e despertou a imaginação de muitas gerações. E mesmo em tempos de internet e um mundo colorido da televisão o rádio tem seu espaço. Ele aprendeu a dialogar com as novas mídias, e as usa a seu favor. Ganhou fôlego e novas perspectivas a partir da integração com as novas mídias. 

Hoje, o rádio atua interpretando os novos desejos de seus ouvintes, que estão cada vez mais impacientes e efêmeros em tudo, querendo a informação sempre mais rápida. O rádio está mais forte agora com a internet e sabe que ainda tem um caminho longo para percorrer.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

G3616_109