Esporte 24/08/2018 19:51

JEVRE conta com a participação de 54 escolas de Volta Redonda; 16 modalidades esportivas estarão em disputa

Tendo como meta integrar e promover a prática esportiva entre os estudantes, 54 escolas estarão disputando em 16 modalidades

Na tarde da quinta-feira, 24 de agosto, a Ilha São João abrigou mais de 5 mil pessoas, entre estudantes e atletas da cidade, além de professores e responsáveis, para a abertura oficial do JEVRE 2018. Até o dia 7 de outubro, 54 escolas do município estarão disputando do torneio - 29 da rede municipal de ensino, 9 da rede estadual e 16 particulares – cujos alunos, com idade de 7 a 18 anos, disputarão em 16 modalidades esportivas.

Tendo como ponto alto da cerimônia o revezamento da tocha olímpica com atletas da cidade - a medalhista olímpica Sandra Pires, do Vôlei de Praia, escolhida para acender a Pira Olímpica do Jevre destacou a importância do esporte para o desenvolvimento dos jovens – o evento contou com a presença de esportistas de times da cidade como rugby, futebol e futebol americano.  Contou também com a apresentação do ballet da secretaria municipal de Educação; Banda Mini de Volta Redonda; e a demonstração do basquete 3×3, um novo esporte olímpico.

O JEVRE tem como objetivo proporcionar o intercâmbio entre os estudantes e professores, além fomentar a prática esportiva. Segundo Maria Paula Tavares, secretária municipal de Esporte e Lazer (Smel), a realização do evento esse ano só foi possível graças ao desenvolvimento de uma programação multisetorial, elaborado de forma colaborativa, integrando diversos atores públicos e privados.

Os jogos

Divididos em seis categorias (sub-08, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18), os estudantes  vão participar das seguintes modalidades esportivas: atletismo, corrida rústica, badminton, basquete, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia e xadrez, além das atividades recreativas de cabo de guerra, câmbio e queimada.

A grande novidade para a competição em 2018 é a inclusão de duas modalidades paradesportivas: atletismo e natação. Segundo Vera Lúcia Ferreira Cruz, diretora da Escola Especializada Doutor Hilton Rocha, a inclusão da pessoa com deficiência abriu as portas para a participação da escola nos jogos.

Os jogos acontecerão nos ginásios poliesportivos, escolas públicas, Ilha São João, Parque Aquático do Recreio dos Trabalhadores e Clube Náutico.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3618060