Esporte 08/10/2015 08:20

Kartismo – um esporte que tem conquistado seu espaço na região

Nossa equipe foi conferir de perto como é ser um piloto de kart

O Canal 36 foi até o Kartódromo Internacional de Volta Redonda para conhecer melhor e saber mais sobre o Kartismo,e é claro que eu não poderia perder a oportunidade de experimentar a sensação que é ser um piloto de kart quando participa de uma corrida.

O kartismo, ou kart como é conhecido, é uma modalidade do automobilismo muitas vezes são vistos como um hobby, sem necessariamente ser profissional e é reconhecido como a porta de entrada para outras formas de automobilismo, geralmente mais caras e mais complexas.

O primeiro kart foi construído com motor de aparador de grama, nos Estados Unidos, nos anos 50 após a Segunda Guerra Mundial por pilotos de aviões interessados em inventar um desporto para os tempos de folga. Rapidamente o desporto se espalhou para outros países e atualmente é muito praticado na Europa.

No Brasil, o kart começou a tomar forma na década de 60, em uma época onde o improviso falava mais alto que a tecnologia, o protótipo do kart nacional tinha pneus de carrinhos de mão e motor d’água. O idealismo que marcou os primeiros anos do novo esporte era movido principalmente pelo prazer das disputas em pistas de rua.

Os primeiros modelos eram muito diferentes dos atuais, os pilotos dirigiam quase deitados. O piloto Emerson Fittipaldi foi um dos primeiros a conseguir competir com menos de 18 anos, já que era preciso até carteira de habilitação para correr num simples kart.

Atualmente, a corrida de maior destaque do kart nacional é o Campeonato Brasileiro, seguido pela Copa Brasil, GP Brasil, e os campeonatos interestaduais como Sul brasileiro, Centro-Oeste e, mais recentemente, Sudeste.

A partir dos anos 70, o kartismo começou a ser levado cada vez mais a sério pelos jovens pilotos, e eu pude conversar com dois pilotos de Volta Redonda, bem novinhos, que falaram, dentre outras coisas, sobre suas dificuldades seus próximos planos no kartismo.

Conversei também com um preparador de kart que deu algumas dicas necessárias para quem quer começar no esporte, além de pontuar o que se deve ou não fazer na pista, afirmando que o kart não é um esporte perigoso.

Sobre a minha primeira corrida de kart, apenas duas palavras: muita adrenalina! E claro, uma recomendação, andem de kart, vale muito a pena é emocionante, e também é uma maneira diferente de lazer para toda a família.

Eu recebendo instruções para andar no kart.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

G3615_248