Saúde 19/04/2018 20:05

Ligas Acadêmicas realizam I Simpósio de Dermatoses na Atenção Primária

Evento aconteceu no Campus Olezio Galotti e foi sucesso de público e temas

Com o objetivo de melhorar a elucidação dos alunos frente às principais dermatoses da atenção básica, as Ligas Acadêmicas de Medicina Familiar e de Dermatologia promoveram o “I Simpósio de Dermatoses na Atenção Primária”. O evento aconteceu na quarta-feira, 18 de abril, no Auditório do curso de Medicina, no campus Olezio Galotti, e contou com a participação de alunos e professores do curso.

Segundo Marília Pereira e Mariana Fernanda, respectivamente as presidentes das ligas acima citadas, o tema do encontro, doenças de pele, têm alta relevância nos atendimentos da rede do Sistema Único de Saúde. Percebeu-se durante as aulas de Dermatologia que as lesões são muito parecidas e, por essa razão, a grande maioria dos atendimentos no SUS são encaminhados para os dermatologistas sem a devida necessidade, principalmente porque os alunos não vivenciaram a questão durante a formação e também pela razão de que o Clínico Geral não sabe como tratar a doença.

 

O simpósio aconteceu das 17 às 22 horas e contou com cinco palestras sobre os seguintes temas: Sífilis, com a Drª Ana Vitória Savelli; Escabiose e Tinea, coma Drª Fernanda Telles; Psoríase, com o Dr Henrique Nascimento; Hanseníase, com a Drª Lucia Bentes e Mlasma, com a Drª Maite Bahia.

Para alegria dos organizadores, as inscrições esgotaram-se rapidamente. A razão, segundo as presidentes das Ligas envolvidas, foi o alto índice das patologias e a grande procura pela especialidade nas redes do Sistema Único de Saúde, que evidenciam a relevância da Dermatologia nos atendimentos do SUS e não apenas nos consultórios e rede privada. Pesa também o papel dos conhecimentos da Dermatologia na prática clínica do médio generalista, explicou a aluna.

O professor Henrique Nascimento, um dos palestrantes do Simpósio, aprovou a iniciativa dos acadêmicos, não só pelo tema, desafiador, mas também por tratar com a realidade do dia-a-dia do futuro profissional, em sua atuação mais capacitada no mercado de trabalho.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

FOA18006