Cultura 11/03/2021 16:01

LIVE com Sarah Higino homenageia ASTOR PIAZZOLA em seu centenário.

Apresentação Orquestra de Cordas em gravação na sede do projeto trouxe grande emoção na homenagem

Gosto sempre de inovações e de aprender.

Hoje foi um desses dias, em que ao conversar com a Maestrina para projetos inovadores, ela me brindou com uma gravação do Projeto Cidade da música numa homenagem ao centenário de ASTOR PIAZZOLLA, músico e compositor Argentino que muitos dizem ter reinventado o Tango.

O vídeo recebido nos motivou a desafiar a Sarah a fazer uma entrevista virtual sobre o tema e colocar ao vivo o assunto em dia. Fico feliz por você ser nosso convidado especial nessa LIVE em homenagem ao grande mestre Piazzolla.

Para quem, como eu, não conhecia muito sobre a história e trajetória dele, segue um breve resumo em especial do jornal O Tempo, de Belo Horizonte, cidade de minha prima Maria Angélica, amante e dançarina de tango, que também contribuiu muito para aprender no dia de hoje:

Astor Pantaleón Piazzolla nasceu em Mar del Plata, em 11 de março, mas seu amor irremediável era mesmo pela capital argentina Buenos Aires. Por lá chegou aos 16 anos, depois de uma longa temporada em Nova York com os pais. Piazzolla a tocou, a traduziu, e foi também em Buenos Aires que ele teve de brigar por sua música como um incansável pugilista.
O compositor ousou inovar o tango – e como ele conhecia o tango! –, incorporando influências de outros estilos, como o jazz. Astor Piazzolla se tornou personagem-sinônimo da cultura argentina, como o são Borges, Cortázar, Maradona e Evita. Ele morreu em julho de 1992, aos 71 anos, e a obra que deixou atravessou as décadas e transformou o argentino em uma eterna referência, penetrando com igual influência e importância o erudito e o popular.

Em tributo ao bandoneonista, o jornal O TEMPO pediu que músicos brasileiros e argentinos celebrassem os 100 anos desse grande personagem em depoimentos, como se fossem cartas para – e sobre – Astor Piazzolla.

“Nós nos conhecemos em 1978, no Rio de Janeiro. Eu estava doido para conhecê-lo – já conhecia a obra, claro – e acabei sendo convidado para participar de uma entrevista que a Rede Globo fez com ele. Piazzolla é uma figura inesquecível, com aquele humor portenho, raciocínio rápido, muito inteligente, além de ser musicalmente um gênio. Um dos maiores compositores do século XX. Ele fazia músicas para Buenos Aires, essa cidade tão maravilhosa. Piazzolla adorava o Brasil, que foi o primeiro país a reconhecê-lo. Minha única tristeza é que ele não esteja mais entre nós. Não ouço mais suas risadas nem suas piadas. Ele não me convida mais para ir a um restaurante comer camarão e diz: ‘Comida é o meu prato favorito’. Sou um de seus grandes admiradores, além de ter sido um amigo muito próximo. Fico feliz por esse gênio ser reconhecido cada vez mais no mundo inteiro. Quando toco a música dele, sou dominado pela emoção. Piazzolla passou a vida compondo, tocando, era um ser extremamente dedicado. O contato com ele despertava nas pessoas a vontade de fazer música e viver da música. Ele conseguia despertar isso nas pessoas sem fazer nenhuma preleção. Ele me influenciou para que eu estivesse aberto a vários tipos de música e, sobretudo, do ponto de vista do profissionalismo, do amor à música. Ele dava uma injeção de ânimo em qualquer pessoa.” Arthur Moreira Lima, pianista e intérprete da obra de Piazzolla

----------

Para mim, foi um privilégio poder contribuir para a divulgação da cultura, com audições com os comentários da Sarah, destacando os pontos que a gente nem observa por desconhecimento. Isso engrandece o trabalho porque nos enche de detalhes para que nossos olhos e ouvidos se abram para conhecer o novo e apreciar.

Separei algumas imagens coletadas na internet para ilustrar nossa LIVE e compartilho aqui. Brindamos o público com um pequeno trecho da apresentação de Piazzolla e seu quinteto na Holanda, uma gravação de apresentação feita no Cello Encounter em 2019 em Volta Redonda e a gravação do Projeto Volta Redonda Cidade da Música em homenagem ao centenário de Astor Piazzolla.

Se você não pode estar online, então assista a matéria e deixe seus comentários.

Abraços a todos.

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3621009