Cultura 26/03/2021 12:04

LIVE TOQUE DE DANDARA - TERÇA 23/03/2021

A ancestralidade e a força das mulheres, guerreiras e vencedoras numa LIVE com muita música e homenagens especiais.

Que maravilha poder fazer parte e ajudar nessa LIVE que contou sobre o Jongo, com homenagens a mulheres especiais no mês das Mulheres. Conheci o trabalho de Clarete Bráz a bastante tempo, quando fizemos tantas matérias no Canal 36 sobre seu trabalho, sobre os meninos do batuque, sua ação na FCSN e em tantos lugares.

A cada encontro uma emoção diferente mas em todos uma grande admiração pelo trabalho realizado, pela dedicação e pela luta contra tantos obstáculos que aparecem quando se quer fazer um trabalho permanente de ensino e valorização.

Desde que fizemos a LIVE com a SMC, acabamos nos aproximando mais e pudemos contribuir com o que até aqui aprendemos e ajudar a construir a apresentação de um projeto de LIVES, que de cara, topamos ser parceiros, cumplices e correalizadores.

No dia 23/03 fizemos a LIVE, mais uma vez vencendo todos os obstáculos que apareciam e desfrutando da sonoridade e homenagem ao mês da mulher, com um evento mais que especial. O Toque de Dandara, deu um verdadeiro show, numa formação reduzida, com Clarete Braz Patrocínio e Dorisnete Patrocínio na percussão, Sandra Regina Espoti no vocal, Rafael no Cavaquinho e o apoio inestimável de Jane Fátima e Iolanda Balbino.

A LIVE contou com histórias, músicas e homenagens a IVONE LARA, VOVÓ TEREZA, JOVELINA PÉROLA NEGRA, CLEMENTINA DE JESUS e CHIQUINHA CONZAGA. Um resgate a imagem de Dandara, esposa de Zumbi, que como ele também lutou com armas pela libertação total das negras e negros no Brasil; liderava mulheres e homens, também tinha objetivos que iam às raízes do problema e, sobretudo, não se encaixava nos padrões de gênero que ainda hoje são impostos às mulheres. Nem mesmo os movimentos negro e feminista mencionam Dandara com a frequência que deveriam. Na LIVE o grupo também resgata essa memória.

Com a participação no corte de Guilherme de Oliveira, a LIVE pode retratar a homenagem do grupo e para nós foi um mergulho na história, nas raízes, na ancestralidade, na força da mulher e no talento dessas musicistas que lutam dia a dia para fazer esse resgate histórico.

Se você ainda não viu, vale a pena mergulhar e curtir essa bela história.

Parabéns Clarete e a todos os que contribuíram para que o evento acontecesse, mesmo anônimos, à distância, apoiando financeiramente inclusive para que tudo fosse um grande sucesso!

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3621010