Cultura 15/05/2018 09:23

Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro abre as portas para a exposição “Ação do Tempo”

A mostra, composta por fotografias, quadros e instalações, pode ser visitada até o dia 18 de maio

A segunda-feira, dia 14 de maio, não foi igual a que passou, principalmente pelo Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, na Vila Santa Cecília em Volta Redonda, no sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A razão é que, a partir desse dia, até a próxima sexta-feira, 18, acontecerá a mostra relâmpago “Ação do Tempo”, formada por obras dos artistas visuais Anderson de Souza, André Sodré e Antônio Geraldo.

A curadoria da mostra é do artista visual Anderson de Souza, que foi o responsável por convidar os demais artistas e reunir as obras. “Apesar do André e o Antônio serem amigos e grandes artistas, a gente nunca havia feito uma exposição juntos, e por eu conhecer a obra dos dois, percebi que mesmo utilizando linguagens diferentes, em determinado momento, estávamos discutindo a mesma coisa em nossos trabalhos, e dai surgiu a ideia de convidá-los.” explica Anderson.

André Sodré trouxe para a exposição uma série de fotografias em preto e branco  intitulada “Seco”.  "As fotos provocam uma reflexão sobre a fragilidade da existência, através de imagens de galhos e fragmentos de plantas mortas ou em decomposição. Com isso, faço um recorte sobre a banalidade do tempo, do vigor e dos sentimentos de vida e morte.” acrescentou o fotógrafo.

Antônio Geraldo apresentou obras produzidas em 2017, feitas com a técnica de oxidação. Nos trabalhos, que incluem quadros e instalações, o público poderá presenciar o "enferrujamento" e a transformação da matéria. "Esses são meus trabalhos mais novos e fruto de um amadurecimento da minha trajetória." diz o artista.

Já o artista visual Anderson de Souza exibirá quadros feitos sobre pedaços de folhas de cartazes envelhecidas retiradas das ruas. "O objetivo desta minha série, é mostrar que o papel urbano e a pele humana, desgastam com o tempo".

Além de fotografias, quadros e instalações, aconteceu um encontro de artes com sarau de poesia, danças circulares e música ao vivo com o ‘Lado B’, dos músicos Douglas Malharo e Kika Montteiro - que por sinal é a inquieta presidente do Museu. Houve também apresentações da produtora musical e cantora Nyna Ribeiro e seus alunos Pedro Lucas e João Ricardo. O artista visual, Jef, também participou do evento, deixando seu traço colorido numa das paredes do local.

A iniciativa faz parte da 16ª Semana de Museus, projeto que comemora o Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio. 

O Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro está situado na rua 19, nº 21, no bairro Vila Santa Cecília. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. O agendamento para escolas ou grupos poderá ser feito pelos telefones (24) 3342 6450 ou (24) 99932 4489.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3618032