Comunidade 31/05/2015 13:55

O Dia do Gueto acontece em Volta Redonda

Pessoas se disponibilizam como voluntárias em um dia de doações no Retiro, em Volta Redonda.

Jovens da Primeira Igreja Batista do Retiro, juntamente ao movimento Wave, realizaram um dia de doação, não somente de roupas e alimentos, mas também de tempo e serviço. O Dia do Gueto como é chamado foi um dia no qual moradores de rua de Volta Redonda, puderam ter um dia bem diferente do que estão acostumados a ter, eles receberam um tratamento mais que especial.

O projeto contou com 60 voluntários para sua realização, dentre eles membros da igreja e integrantes do movimento wave, uma “onda” que atua em missões urbanas, ou seja, cuidam de todos os tipos de ação social, desde pessoas em situação de rua e famílias carentes até dependentes químicos.

No Dia do Gueto as pessoas em situação de rua (termo certo para se referir a eles) foram recebidas e tratadas como convidados de uma festa. “Eles chegaram por volta de 10:30, tomaram café da manhã, depois receberam um kit banho, cortaram cabelo, puderam escolher várias roupas para levarem e até trocarem lá mesmo. Aferiram pressão, mediram glicose, também tiveram um acompanhamento jurídico onde puderam tirar quaisquer dúvidas que tivessem”, disse Jaqueline Novaes, uma das organizadoras e voluntária.

Os convidados, como foram chamados durante o dia, após essas atividades, assistiram a uma palestra de motivação, dada por um ex morador de rua e também a uma palestra com uma psicóloga que fez algumas dinâmicas. Eles foram homenageados pelo coral que apresentou a canção Raridade, do cantor Anderson Freire.

Segundo Jaqueline, tudo foi voltado para eles, um dia de qualidade, muita conversa e muito troca de ideias. Por volta de 17:30 foi servido o café da tarde e logo depois eles foram levados para o albergue Seu Nadim – os que estão abrigados lá –, e para o Cento Pop – onde recebem assistência, mas não podem passar a noite pois não possui dormitório. 

Estiveram presentes 50 pessoas em situação de rua e sem dúvida foi um dia marcante na vida dessas pessoas, e não somente delas, mas também na vida de todos os organizadores e voluntários que se dispuseram e se doaram para fazer o bem. Um dia de aprendizado, de serviço e uma oportunidade de demonstrar o respeito e, principalmente, o amor ao próximo.


Ana Luiza Velasco

 

G3615_XXX