Educação 25/08/2017 15:32

O II Simpósio de Direito do UniFOA aconteceu no campus Três Poços

Mais de 80 alunos apresentaram diversos trabalhos científicos abordando temáticas variadas

Na quinta-feira, 24 de agosto, o curso de Direito promoveu o II Simpósio de Pesquisa em Direito, evento que reuniu profissionais da área e discentes de vários cursos, inclusive, participantes de outros estados. O evento aconteceu no campus Olezio Galotti para debater o tema “Direitos Humanos na atualidade: avanços e retrocessos”.

Com a participação de mais de 80 alunos, foram apresentados diversos trabalhos científicos abordando temáticas variadas: o direito do consumidor, direitos humanos e raciais, o papel do profissional no mercado de trabalho, ETC.

Segundo Úrsula Amorim, coordenadora do curso de Direito, é um desejo do corpo docente implementar a cultura de pesquisa na academia.

“Nesse ano conseguimos investir no Simpósio e alunos do 2° período tiveram a oportunidade de fazer publicações, o que faz com que eles amadureçam na questão da pesquisa e também contribui na elaboração do projeto de conclusão de curso, a monografia jurídica”.

Pablo Jimenez, professor e um dos responsáveis pelo evento, explicou que as temáticas abordadas possibilitam aos alunos conhecer vários segmentos da sociedade, para que eles alcancem os demais setores que não são aprofundados em sala de aula.

Apaixonada pelo tema, Anna Cecília Faro, professora de direito na UFF e palestrante do  evento, falou da importância da participação dos alunos no evento.
 “Sem pesquisa o centro universitário não tem sentido, uma vez que ela desenvolve a capacidade investigativa do aluno”.

 “O UniFOA acredita e pratica a insociabilidade de ensino, pesquisa e extensão. Acreditamos que esse é o caminho para a formação de alunos mais críticos e mais capazes. Assim, ele consegue ser mais autodidata, ter mais autonomia em seus estudos e consequentemente resulta num profissional mais competente para atuar no mercado”, finalizou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Alden dos Santos Neves.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

FOA17_018