Cultura 18/07/2018 17:37

Orquestra VR Filarmônica presenteia Volta Redonda pelos 64 anos

A apresentação aconteceu no Cine 9 de Abril sob a regência do maestro Nilton Soares

Na segunda-feira, 16 de julho, a Orquestra VR Filarmônica presenteou o município de Volta Redonda, no Sul-Fluminense do estado do Rio de Janeiro, com um concerto em homenagem ao aniversário de seus 64 anos. A apresentação aconteceu no Cine 9 de Abril, às 21 horas, sob a regência do maestro Nilton Soares.

 

Fruto de um longo amadurecimento, a orquestra é formada por músicos de diversas orquestras brasileiras, músicos que por ocasião da comemoração dos 64 anos do município, voluntariamente aceitaram o convite para novamente subirem ao palco do Cine 9 de Abril, juntamente com outros 10 músicos da região.

Para essa estréia, foi preparado cuidadosamente um programa que apostou na diversidade de ritmos e texturas, indo do clássico à Bossa Nova, uma seleção de obras baseadas na pluralidade, com ênfase na música brasileira. O resultado foi uma viagem musical carregada de emoção.

O regente

Regente da assistente da orquestra Sinfônica de Barra Mansa desde 2013, Nilton Soares atuou diversas vezes à frente do conjunto durante as últimas três temporadas, quando dirigiu concertos em Barra Mansa, na Sala Cecília Meireles, Cidade das Artes, e em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, destacando-se aqueles realizados durante o Festival Música Antiga de Juiz de fora e no Rio Internacional Cello Encounter, em que atuou junto aos violoncelistas Martti Rousi (Finlândia) e Eugene Friesen (EUA).

Nilton Soares começou seus estudos de música aos 11 anos, tocando percussão, eufônio e tuba, na Banda de Concerto de Volta redonda. Completou o Curso Técnico na UERJ, onde estudou tuba com Antônio Seixas e João Luiz Areias. Continuou a graduação como aluno de tuba com Albert Kattar e de piano com Fani Löwenkron, e iniciou seus estudos de regência com Ernani Aguiar. Também na UERJ obteve Mestrado em Música, e cursa atualmente o Doutorado, sob a orientação de Sérgio Álvares.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3618048