Saúde 27/04/2017 12:49

Os benefícios do Pilates

Descubra como colocar o corpo e a mente em harmonia de maneira saudável e prazerosa

O Pilates é um tipo de exercício que vem ganhando espaço nas academias e atraindo cada vez mais alunos. Ganhar músculos e conquistar uma coluna perfeita é uma de suas promessas, além de melhorar no desempenho em outras atividades do dia a dia.  

Joseph Pilates – daí vem o nome popular – foi o grande idealizador da série de exercícios e para isso, baseou sua técnica em 6 princípios básicos. São eles:

  • Concentração –o objetivo é ficar o mais concentrado possível ao realizar o exercício, para garantir que os movimentos sejam feitos com a maior eficácia possível;
  • Controle – esse princípio tem por propósito aprimorar a coordenação motora durante os movimentos, dando ao corpo um padrão suave para evitar contrações musculares desnecessárias;
  • Precisão – a precisão do movimento é imprescindível para o controle do equilíbrio de todos os músculos que estão sendo trabalhados durante os exercícios;
  • Centro – também como conhecido como Power House é o foco de todos os exercícios do Método, pois a estabilização do tronco se dá pelo fortalecimento dessa musculatura, sendo essencial também para um melhor alinhamento postural;
  • Respiração – a respiração é muito importante pois deve sempre estar sincronizada com a realização do movimento, sendo este o fator primordial da técnica;
  • Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesado durante o exercício.

Praticar Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores. Uma infinidade de benefícios que, certamente, auxiliarão seu corpo e sua mente.

Laísa Cardoso - Fisioterapeuta

Ivonete Martins – aluna

Adriana Santiago – aluna

O Pilates é mais do que uma série de exercícios, é uma filosofia de vida para aqueles que desejam inibir os resultados que o tempo proporciona ao corpo e pode ser praticado por qualquer pessoa de 08 a 80 anos, desde que acompanhado por profissionais responsáveis. Por ser essencial para a melhoria da saúde, ele facilita a reabilitação física e auxilia no desenvolvimento do equilibro e coordenação, especialmente para os idosos. Oferece ainda uma forma de exercício excelente e segura para mulheres grávidas, além de contribuir para a recuperação do corpo após o parto.

Além de todos os temas citados, o Pilates também ajuda no desenvolvimento sexual graças aos exercícios com músculos pélvicos e a ajuda na questão da sensibilidade corporal, e também influencia a memória. Sua pratica faz bem à pele, graças a melhoria da circulação, ou seja, a pele fica mais radiante e o corpo em perfeito estado.

Diante de todos os benefícios citados acima é fácil entender que o Pilates ajuda e muito na maneira de enxergar e viver no mundo. Ele faz a pessoa parecer e se sentir melhor, ajuda a aumentar a qualidade do sono, alivia o estresse e a tensão, expande a consciência corporal, integra o corpo, a mente e o espírito e melhora, muito, a qualidade de vida.

Nós conversamos com uma especialista sobre o assunto, a Fisiterapeuta e Professora de Pilates, Laísa Cardoso. Confira a entrevista no vídeo a seguir.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

G3617_021