Comunidade 12/02/2016 17:18

PMVR e Degase formam parceria e oferecem atividades para jovens

Cursos profissionalizantes serão realizados através de parceria com a Fundação Beatriz Gama

A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Fundação Beatriz Gama (FBG), oferecerá a partir do dia 1° de março, diversos cursos profissionalizantes para os jovens em conflito com a lei que estão abrigados na unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) em Volta Redonda, o Centro de Socioeducação (Cense) Irmã Assunción de La Gándara Ustará, no Roma I.

 Os jovens poderão contar com aulas de silk screen, barbeiro, pintura em parede, elétrica predial, além de participarem de outras atividades como aulas de violão e informática. As aulas têm duração de quatro meses e cada turma é composta por 10 alunos. Todo o material utilizado, bem como os instrutores, são disponibilizados pela administração municipal.

 O objetivo do projeto é ocupar o tempo que esses adolescentes terão que passar no CENSE, dando a eles uma oportunidade de sair da instituição com um acréscimo de conhecimento, para que possam ter um comportamento diferente do que tinham.

 CENSE - Inaugurado em dezembro de 2013 pelo Governo do Estado, a nova unidade do Degase - o Centro de Socioeducação Irmã Assunción de La Gándara Ustará - em Volta Redonda, tem capacidade para abrigar 90 jovens em conflito com a lei, atendendo os 25 municípios do Sul Fluminense e Médio Paraíba.

 O espaço conta com área de 12 mil metros quadrados e é voltado para internação, internação provisória e acautelamento exclusivo de adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 18 anos, podendo abrigar o recluso até que ele complete 21 anos. A estrutura – toda adaptada para portadores de necessidades especiais – conta com escola, sala de leitura, sala de estar, dormitórios, quadra poliesportiva coberta, oficinas, enfermaria, consultório dentário, refeitório e templo ecumênico.

 Os jovens contam com equipe de agentes socioeducativos, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, médico, nutricionista, dentista, enfermeiro e técnico de enfermagem. O centro educativo de Volta Redonda é o segundo instalado no interior do Estado, dando continuidade ao processo de descentralização dos centros de cumprimento de medidas socioeducativas. Com a iniciativa, os jovens permanecem mais próximos de suas famílias.

 

 

Foto divulgação

foto divulgação

Patricia Guido

Jornalista

Brasil

TXT16_003