Cidade 03/01/2021 01:31

POSSE DE NOVOS VEREADORES E PREFEITO MUNICIPAL

A Cerimônia foi marcada por muita emoção e o forte desejo de União e necessidade de reconstrução da Cidade.

É sempre bacana poder acompanhar a Posse dos vereadores eleitos e do prefeito municipal. Já fiz isso muitas vezes, mas confesso que desta vez foi tudo muito diferente do que já vivenciei.

Recebemos a determinação de um número limitado de pessoas a acompanhar a sessão marcada para as 10:00 do dia 01 de Janeiro, por precaução e combate a COVID19. Todos de máscaras e respeitando o distanciamento, com uso constante de álcool gel.

A sessão foi presidida pelo vereador Walmir Vitos, pela tradição da casa de ceder a presidência ao vereador mais idoso na casa. Com a composição da Mesa diretora, e convite ao Prefeito Municipal Antônio Francisco Neto e seu vice Sebastião Faria, a cerimômina foi iniciada. Mesmo com a restrição um grande número de pessoas acompanhando a sessão e outros aguardando a oportunidade para acompanhar, o que não aconteceu.

Fiquei feliz ao ver o trabalho de tantos profissionais que hoje se aliam a tecnologia para entregar sua mensagem de comunicação, com celulares, câmeras e links para a transmissão da sessão. Pude rever amigos de longa data e perceber a emoção dos vereadores novatos. O destaque em minha opinião ficou para o abraço apertado de Rodrigo Nós do Povo (PL) que emocionou a todos ao abraçar seu pai José Fernando, de 63 anos, literalmente envolto em lágrimas, que apoiou o filho com ternura e força. Momento de satisfação para mim, pela lembrança de meu pai que assim com o dele, acompanhou tantos momentos importantes em minha trajetória. Falando em emoção, vale o registro do vereador Edson Quinto, com o orgulho de aconpanhar com passos lentos a sua mãe, que veio prestigiar o filho em mais um mandato.

Feita a leitura do temo de posse pelo prefeito municipal, sob as palmas dos presentes, Antônio Francisco neto usou da tribuna e fez um discurso duro, destacando a situação de calamidade que se encontra a cidade e pediu  o apoio de todos os vereadores para ajudar. “Já acabou a campanha. É hora de nos unirmos para a reconstrução da cidade que ficou abandonada, especialmente na educação e na saúde”. Destacou.

Logo após ao discurso de posse do prefeito municipal foi a hora dos vereadores acompanharem e repetirem o termo de posse dos vereadores e seu compromisso com a cidade.

A sessão foi interrompida para que o prefeito e vice seguissem para a Prefeitura Municipal e cada vereador já empossado, pode participar da escolha das mesas de cada ano. Faço aqui o detaque e informação precisa do companheiro Pedroza, do Foco Regional, já que só pude apurar após a sessão:

Os 21 eleitos para a legislatura 2021-2024 da Câmara de Volta Redonda tomaram posse na manhã desta sexta-feira (1)... Como já se tornou tradição na cidade, a composição da Mesa ficou definida para cada um dos próximos quatro anos. 
Neném (DEM) será o presidente em 2021. O primeiro vice-presidente será Edson Quinto (PR); o segundo vice Paulo Conrado (DC); o primeiro secretário Francisco Novaes (PP), e segundo secretário Sidney Dinho (Patriota). 
Em 2022 a presidência será exercida por Dinho. Luciano Mineirinho (PSD), como o primeiro vice-presidente; Fábio Buchecha (PSC), como segundo vice-presidente; Jari (PSB), como primeiro secretário e Washington Uchoa (PRTB), como segundo secretário.
O presidente em 2023 será Paulo Conrado. O primeiro vice-presidente será Rodrigo Furtado (PSC); o segundo vice-presidente será Vair Duré (PSC); o primeiro secretário será Novaes e o segundo secretário Betinho Albertassi (PSD).
O presidente em 2024, será Edson Quinto. O primeiro vice-presidente, Conrado; segundo vice-presidente, Betinho Albertassi; Primeiro secretário, Pastor Washington e segundo secretário, Neném.

Segui para a Prefeitura para acompanhar o prefeito municipal e pela primeira vez não vi uma cerimônia de passagem do cargo ao mesmo um representante para receber o novo prefeito. Presenciei a sede do executivo vazia, com algumas pessoas do povo para receber Neto e Faria.

Subiram de elevador e foram diretamente para o gabinete do Prefeito onde era aguardado por jornalistas e alguns secretários e assessores que ali estavam para o pronunciamento. Uma palavra direta, no mesmo tom do que incialmente apresentado na câmara Municipal, ressaltando o problema que teriam que enfrentar ao assumir o governo. O primeiro ato foi a exoneração de todos os cargos anteriores e nomeação dos secretários. 

O desafio que enfrenta a cidade é enorme, mas toda a equipe escolhida pelo prefeito e vice já estão a postos para a tarefa com a promessa de fazer de forma transparente e rápida as ações iniciais para a retomada. Pautada no diálogo e busca de parcerias, como a recentemente conseguida com o apoio da UNIFOA, CDL e empresários locais para colocar ainda em janeiro mais 18 leitos para atendimento no hospital do retiro, com equipamentos e infra estrutura para garantis excelência no atendimento.

Fechamos o dia com a certeza de uma coisa: Há muito o que fazer, pois seja pelo COVID ou troca de gestão, nunca havia visto a prefeitura daquela maneira.

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3621001