Saúde 09/12/2016 14:50

Prefeito Neto entrega 1ª etapa do Hospital Municipal da Criança

No primeiro momento, a unidade estará integrada junto ao Hospital do Retiro Munir Rafull

Na manhã do dia 9 de dezembro, o prefeito Antonio Francisco Neto entregou a 1º etapa da construção do Hospital Municipal da Criança José Cury, no bairro Retiro - ao lado do Hospital do Retiro. A obra foi uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado, por meio do programa Somando Forças.

Durante o evento, estiveram presentes cerca de 100 pessoas, entre eles o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, secretários municipais, representantes de autarquias municipais, vereadores e outras autoridades, além da viúva, de filhos, netos e nora do homenageado José Cury, mais conhecido como “Seu Zuza”.

Em seu primeiro momento, o Hospital Municipal da Criança funcionará em conjunto do Hospital do Retiro abrangendo recepção própria, consultórios, consultório de classificação de risco, sala de medicação, sala de emergência vermelha e sala de nebulização.

De acordo com o vice-prefeito, no momento em que as obras do hospital estiverem prontas, o Hospital da Criança será desconectado do Hospital do Retiro e funcionará plenamente. Fazem parte da segunda etapa da obra a construção de áreas de repouso e de internação e ainda poderá funcionar uma maternidade no local. 

Segundo o prefeito Antonio Francisco Neto, a data é muito importante para o município, pois estava sendo inaugurado um espaço que salvará vidas, em especial de crianças, e não só da cidade de Volta Redonda.

A diretora do Hospital do Retiro e filha do homenageado, Márcia Cury, falou sobre o investimento que vem sendo feito na unidade de saúde, que avançou muito nesses últimos anos principalmente com a modernização do parque tecnológico, que recebeu diversos equipamentos de ponta, a reforma e ampliação de diversos setores e o aumento do número de leitos de 65 para 111, inclusive com leitos de CTI, uma conquista muito grande. Falou também da importância da unidade anexa do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), com mais 75 leitos de clínica médica que está 95% pronto.

A secretária Municipal de Saúde, Marta Magalhães, endossou as palavras da diretora do Hospital do Retiro e destacou a importância do trabalho realizado pelo Governo Municipal.

“É outro hospital. Saiu de uma estrutura bem menor para uma aposta de crescimento, de profissionalização, de inclusão, de viabilização de políticas públicas do SUS. Esse hospital é mais um momento de efetivação dessa política pública. O Hospital Munir Rafull é referência no atendimento pediátrico na região”, finalizou.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

PMVR16_066