Comunidade 08/05/2015 15:35

Prefeito Neto inaugura, no Ilha Parque, a 33ª unidade de Cras em Volta Redonda

A unidade estava sendo aguardada pela comunidade há bastante tempo.

Com um investimento de R$ 468 mil, foi inaugurado na quinta-feira, dia 7 de maio, o novo Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) João Laurindo da Silva, que funcionará na Rua Herbet Viana, no bairro Ilha Parque.

Construído pela empresa Contatto Engenharia, o Cras é o 33º da rede de assistência social e atenderá as famílias do bairro Ilha Parque e comunidades vizinhas: Parque das Ilhas, Barreira Cravo, San Remo, Jardim Veneza, Aero Clube e Voldac.

A nova unidade tem capacidade para atender a 1,2 mil pessoas e vai oferecer oficinas de geração de renda e socioeducativas, atendimento jurídico, e equipe técnica para prestar assistência social aos moradores.  O espaço físico conta com um amplo salão, auditório, cozinha escola, recepção, brinquedoteca, salas de multiuso, salas técnicas e sala de telecentro.

Segundo Rosane Marques, diretora do Departamento de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Ação Social (Smac), a unidade estava sendo aguardada pela comunidade há bastante tempo. “Os moradores vão contar com uma unidade moderna e muito bonita”, disse ela, ressaltando que em breve o novo espaço receberá também oficinas socioculturais “Vamos incluir nas atividades desse Cras, nos próximos meses, aulas de balé, dança, arte e violão”.

Em sua fala, o prefeito Antônio Francisco Neto afirmou que o bairro vem recebendo várias obras de infraestrutura que incluem pavimentação, saneamento, iluminação, drenagem, áreas de lazer com quadra e campo de futebol, e agora o Cras. “A partir de hoje, os moradores do Ilha Parque passam a contar com programas oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal ao lado de casa. O Cras atende a toda família, crianças, jovens e adultos, com atividades de lazer e capacitação para geração de renda”, afirmou Neto.       

Munir Francisco, secretário municipal de Ação Comunitária, lembrou que, devido a gama de serviços oferecidos, a implantação de unidades de Cras é uma prioridade do governo. “Comparando com o número de habitantes somos destaque em todo Brasil. Atingimos agora 33 unidades em funcionamento e estamos à frente até mesmo do município do Rio de Janeiro em quantidade de CRAS”, afirmou. 

Segundo João Carlos da Silva Filho, filho do homenageado, o Cras representa um grande avanço para os moradores do bairro Ilha Parque. “Essa é a melhor homenagem que meu pai poderia receber, pois ele sempre lutou para ajudar e melhorar a vida das pessoas”. 

CRAS –  Unidade de proteção social, distribuídas pelos bairros de maior vulnerabilidade e risco social. O espaço é usado para o desenvolvimento de diversas ações socioassistenciais, de caráter preventivo para todos os membros da família, sejam estas ações realizadas de forma individual ou em grupo.

Nicolau de Oliveira Martins, fundador do projeto na Fevre durante a inauguração. (Foto:Jeferson Rosa)

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

PMVR15_XXXX