Cidade 18/05/2019 15:38

Projeto Volta Redonda Cidade da Música apresenta a série “Música nas Igrejas”

O primeiro concerto aconteceu em Volta Redonda na igreja Santa Cecília, padroeira dos músicos e da música sacra

Na sexta-feira, 17 de maio, o projeto Volta Redonda Cidade da Música deu início às apresentações da série “Música nas Igrejas”, e o primeiro concerto aconteceu na igreja Santa Cecília, padroeira dos músicos e da música sacra.

A abertura coube a Orquestra de Cordas II, sob a direção da professora Verônica Egídio Neto, que apresentou as peças “Para Elisa” e “Tema da Nona Sinfonia”, de Beethoven.

Logo depois, sob a regência da maestrina Sarah Higino, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda presenteou o público presente com um repertório ímpar, escolhido exclusivamente para o concerto: Samuel Barber, Anton Arensky, K.D. Dittersdorf, Mendelssohn, Ernst Mathle, Albert Hay Malotte e Andre Couch. No total, 160 músicos do projeto estiveram presentes no evento.

Os professores Reneide Simões e Daniel Magalhães foram as participações especiais do espetáculo, tocando respectivamente Viola e Contrabaixo na “Sinfonia Concertante para viola e contrabaixo”, de K. D. Dittersdorf.

Para o novo bispo da Cúria Diocesana Barra do Pirai e Volta Redonda, Dom Luiz Henrique, o projeto Volta Redonda Cidade da Música é um projeto maravilhoso.
“Eu me sinto privilegiado porque eu assisti concertos em Londres, Paris, Viena e digo que a qualidade da música não perde em nada para essas orquestras, é musica de qualidade. Os pais e todos que estão envolvidos no projeto estão de parabéns e devem ficar orgulhosos. As autoridades constituídas devem continuar investindo e fico surpreso em saber que são 4.600 estudantes participando.  Estão resgatando os jovens que tem um talento especial para a música. E tem o nosso apoio para brilhar aqui em Volta Redonda, no Brasil e no mundo”, falou o bispo.

Segundo o professor Nicolau Martins de Oliveira, o programa “Música nas Igrejas” iniciou na administração do ex-prefeito Wanildo de Carvalho(1989-1992), em 11 igrejas.

“A intenção era expandir a ideia de levar a música para as comunidades, começando pelas igrejas São Sebastião, e da 249, para o povo louvar e agradecer a Deus, incluindo a participação e vozes do público”, comentou o maestro. 

A maestrina Sarah Higino afirmou que o objetivo é formar plateias através da música de qualidade.

A próxima apresentação do projeto acontecerá no Teatro Gacemss, em Volta Redonda.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil