Comunidade 16/02/2018 16:57

Saae-VR realizou nesta sexta-feira a interligação de rede de esgoto no bairro 249

Esperada há 20 anos, moradores desejam que essa obra resolva o problema definitivamente

Nesta sexta-feira, dia 16, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) realizou a interligação da rede de esgoto e construção de uma caixa de inspeção, o que facilitará e tornará mais ágil as manutenções na Rede de Esgoto no bairro 249. Com a obra, os constantes entupimentos na rede que causam mau cheiro e retorno de esgoto em residências e estabelecimentos comerciais serão coisa do passado - o problema na rede de esgoto do bairro já durava cerca de 20 anos e, mesmo com o Saae sempre atendendo imediatamente as solicitações, o problema não era resolvido definitivamente.

História do Serviço Autônomo de Água e Esgoto

O Saae de Volta Redonda foi criado em 19 de dezembro de 1967, iniciando suas atividades com a Estação de Tratamento de Água – Santa Ria, que atendia 20% da população. Os outros 80% dos moradores eram abastecidos pela ETA-CSN. Em 19 de novembro de 1979, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água do Belmonte, a principal da cidade, com capacidade de tratamento de 1.500L por segundo. Já a sede da autarquia, que funciona na Avenida Lucas Evangelista, no bairro Aterrado, foi criada em 1973.

O Saae conta, atualmente, com sete Estações de Tratamento de Esgoto: Santa Cruz; Vila Rica; Volta Grande; Padre Josimo; Roma; Parque do Contorno; e Gil Portugal. A autarquia atende 78.534 ligações de água, com 122.106 imóveis. Além de atender parte de Barra Mansa (Região Leste) e parte de Barra do Piraí (Complexo Califórnia). Ao todo, são 1.038 quilômetros de rede de água e 898 quilômetros de rede de esgoto.

Funcionário mais antigo do Saae, o administrador Mauro Machado, de 70 anos, ingressou na autarquia em 19 de novembro de 1968 e viu todo o desenvolvimento da autarquia. “É gratificante demais ser o mais antigo funcionário do Saae. É o meu primeiro e único emprego, aprendi muito aqui e fiz vários amigos. O que mais me marcou nesse tempo todo é a união da equipe e dos colegas. Eu aposentei em 2004, mas mesmo assim fiz questão de continuar trabalhando”, destacou Mauro, há 49 anos trabalhando no Saae.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

TXT18004