Educação 07/11/2020 15:08

Semana da Comunicação 2020 - Jornalismo e Publicidade e Propaganda 

Unifoa realiza semana de comunicação de maneira digital com a participação integral de alunos e ex-alunos

Realmente estamos numa fase de readaptação. A semana de comunicação do UNIFOA foi também feita virtualmente. A cada dia todos temos que nos adaptar e aprender novas competências para enfrentar momentos como o que vivemos agora com o afastamento social em função do COVID19.

Mais uma vez nossa tarefa é repensar e registrar o que acontece, nos adaptando a esse mundo cada vez mais virtual.  Fiquei feliz por fazer isso e rever professores e amigos tão queridos e toda a estrutura montada para permitir aos alunos e convidados (já que a semana é aberta a todos) vivenciar de maneira virtual um aprendizado incrível.  Apesar de estarmos separados e conectados virtualmente, somos pessoas por trás das câmeras, também nos adaptando à nova realidade.

O tema “Comunicação: Uma Nova Década Se Inicia” não poderia ser mais apropriado. Não há o que dizer desse momento. Mudou completamente a forma como os profissionais de comunicação fazem o seu trabalho. E isso ficou claro no evento digital.

A abertura e participação foi feita pela plataforma Teams do Microsoft, já adotada pela FOA há bastante tempo e isso garante maior familiaridade pelos alunos nesse momento. Gostei de ver a participação dos alunos na abertura. As Alunas Lorena Tim Ferreira e Milena Nugas, prepararam um texto muito atual, que falou sobre esse momento e o apresentaram num “jogral virtual” alternando-se na fala. Parabéns pelo olhar e pelo desprendimento em fazer parte de um momento histórico como esse, afinal é a primeira semana de comunicação de maneira digital.

Tive a oportunidade de entrar na sala de discussão e ver o trabalho de ex-alunos da instituição e sua experiência no mercado, sob a supervisão atenta dos mediadores, transbordando em sorrisos e orgulho de ver o caminho de seus pupilos.

Nossa cobertura passou pela conversa franca e sempre direta do coordenador do curso de jornalismos UNIFOA, Douglas Gonçalves. Fico ainda mais feliz por essa cobertura e pela conversa, porque fui parceiro no primeiro evento realizado ainda no aterrado, o ComunicaAÇÃO, onde sob a coordenação da Professora Rita Carvalho, na época coordenadora do curso de comunicação, pudemos ter Douglas, como oficineiro, já que naquele tempo ainda não estava no quadro da FOA como professor.

Depois com a participação da Profª Angélica, fechamos o bate papo com uma espiadinha na tela do Teams, aonde acontecia o debate de abertura. Um evento memorável que fica disponível para os alunos nas plataformas da entidade e aqui fazemos o pedido para que também esteja aberto para a comunidade beber desse conhecimento maravilhoso.

Os mini cursos e toda a programação enriquecem o currículo e a vida de cada participante e preparam a todos nós para enfrentar os desafios dessa nossa jornada na comunicação. 

Para quem quiser acompanhar, segue abaixo  o release oficial com as formalidades e informações dos nomes corretos dos participantes, que com certeza merecem todo o crédito pelo excelente evento, mas faço mais uma vez aqui o destaque para a inciativa e coragem de enfrentar o digital com um conteúdo massa.

Parabéns a todos os envolvidos direta e indiretamente.

RELEASE UNIFOA:

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vêm a público divulgar a programação oficial da Semana da Comunicação de 2020, que irá realizar uma reflexão sobre o futuro da comunicação na próxima década. Excepcionalmente neste ano, o evento irá acontecer apenas no sábado (7), e iniciará as atividades às 10h na plataforma Teams. No decorrer do dia, haverá palestras com profissionais das áreas de design, jornalismo e publicidade, além de minicursos ministrados por especialistas na área. O evento será aberto ao público e totalmente gratuito. As inscrições para os minicursos podem ser feitas através do link disponível no instagram oficial do evento (@semanadacomunicaçãounifoa). 

A abertura oficial será realizada às 10h, e contará com a fala de Angélica Arieira e Douglas Gonçalves, respectivamente, coordenadores dos cursos de jornalismo e publicidade, além de uma apresentação cultural. Logo em seguida, às 10h20, haverá uma palestra com o tema “Comunicação: Uma Nova Década Se Inicia”, sob comando de Pollyana Brêtas e João Paulo Cordeiro, e mediado por Stella Aragão e Edilberto Venturelli, professores do UniFOA. No período da tarde, por volta das 14h às 15h, outras apresentações serão ministradas nas salas de jornalismo e publicidade. No jornalismo, Felipe Selvani e Leandro Eiró falarão sobre “Jornalismo Local versus Global”, com mediação de Melissa de Oliveira e Rhenzo Nogueira, alunos da instituição. Já em publicidade, o tema será “Novos Modelos de Negócio em Publicidade”, e quem comandará esta palestra será Adrian Sarcomani e Thales Dias, com intermédio de Juliana Moises e Mário Sérgio Moraes, discentes do UniFOA. 

Os minicursos irão começar às 15h. A primeira bateria, composta por: “Edição de Vídeo no Adobe Premiere”, “Assessoria Política e Marketing Eleitoral”, “Criando apresentações de impacto” e “Storytelling para alcançar a sua vaga dos sonhos”, será de 15h às 16h30. O segundo ciclo será iniciado às 17h e terminará às 18h30. Nele, haverá: “Redes Sociais e Produção de Conteúdo”, “Produção Audiovisual” e “Canva: design gráfico fácil e prático”. Para participar destes minicursos é necessário que o interessado faça sua inscrição no link localizado no instagram oficial do evento. 

O evento tem como objetivo o ganho de conhecimento por parte dos participantes, além de facilitar a troca de experiências entre os mesmos. Por conta da pandemia de covid-19, todas as apresentações serão remotas, visando o bem-estar de todos. Ademais, a escolha para que a “Semana da Comunicação” ocorresse em um único sábado levou em consideração a disponibilidade de horário dos participantes, uma vez que as aulas noturnas estão acontecendo normalmente. 

 

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3620038