Saúde 11/03/2018 15:04

Semana do Sono acontece pela primeira vez no interior do Estado

Realizado há oito anos nas capitais, em 2018 o evento coloca a cidade de Volta Redonda na agenda

No mês de março, dentre inúmeras comemorações, o Dia Mundial do Sono é uma delas, no dia 14.  O evento é resultado de um esforço global da Associação Brasileira do Sono para aumentar o conhecimento sobre o que é o sono, sua importância e os inúmeros problemas que acometem toda a população e são frequentemente negligenciados ou simplesmente desconhecidos.

Esse ano, a ABS está organizando uma nova ação: de 14/03 a 19/03 será comemorada a Semana do Sono em todo o território nacional.
O objetivo é aumentar o tempo de exposição do tema e com isso poder divulgar para toda a população brasileira informações importantes, novidades e últimas pesquisas que podem ser úteis para o sono de todos nós.

Cada dia da semana será dado destaque para uma doença ou um aspecto específico do sono – afinal, dormir bem é um sonho possível.

A agenda do evento, que acontecerá nas capitais do Estados do Rio de Janeiro e São Paulo,  está no site da Associação Brasileira do Sono, e também no Facebook:  http://www.absono.com.br.

 

O que é o Sono?

Sono (do latim somnus, com o mesmo significado) é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros vertebrados, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.

O sono (do latim somnus, com o mesmo significado), é um estado fisiológico complexo que não pode ser evitado; um estado em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros vertebrados, não é resultado de uma atividade cerebral reduzida, mas sim um estado de consciência diferenciado.

Durante o sono, a pessoa não apresenta movimentos propositais e seus olhos podem estar fechados ou entreabertos.

O sono, além de ser um momento extremamente relaxante, é um processo vital para nosso organismo. Sem ele, nosso organismo passaria a apresentar problemas graves, como prejuízos à capacidade de memorização, cognição e desempenho motor, além de irritabilidade, cansaço, dores de cabeça, visão turva e alterações no metabolismo. Estima-se que, a cada 24 horas sem dormir, uma pessoa diminua em 25% sua capacidade de realizar trabalho mental.  Segundo registro em literatura especializada, o período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de onze dias.

 

Contato
 Dra Sandra Salles
Rua 46, nº35, Vila Santa Cecília - Volta Redonda - RJ Telefone: (24) 3343-0840

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G36128_0010