Cultura 20/09/2017 16:01

Sider Shopping recebe a exposição do projeto “Além da Visão”

A mostra é composta por mais de 40 fotografias, todas com legendas em braile

Estudantes e professores com deficiência visual da Escola Municipal Dr. Hilton Rocha, em Volta Redonda, estão expondo fotografias autorais no Sider Shopping, na Vila Santa Cecília. A exposição faz parte do projeto Além da Visão, da secretaria municipal de Educação, em parceria com a Associação de Fotógrafos e Videomakers profissionais da cidade. As famílias dos estudantes estão orgulhosas com o desenvolvimento dos alunos.

A abertura da exposição aconteceu na noite de quinta-feira, dia 14, com a presença de 19 alunos e dois professores com deficiência visual da unidade escolar participaram do lançamento da exposição, que vai até o dia 24 de setembro. Os estudantes e professores, acompanhados de 17 fotógrafos, fizeram diferentes tipos de imagens, que variaram de acordo com a imaginação de cada um. "A alma deles foi colocada no trabalho. Meu sentimento hoje é de gratidão. Agradeço aos envolvidos a oportunidade de presenciar este grande momento", comentou a secretária municipal de Educação, Rita Andrade.

Durante nove dias, quem passar pelo shopping poderá conferir as fotos produzidas pelos alunos com o apoio dos fotógrafos que abraçaram o trabalho. As imagens expressam a forma diferenciada como os participantes veem o mundo.

A diretora a instituição, Vera Lúcia Ferreira Cruz, falou da importância do projeto. “O fato de a pessoa ser deficiente visual não quer dizer que não tenha percepção do que está ao seu redor. E um trabalho com fotografias é uma oportunidade para expressar a criatividade e a inclusão social”. E completou: “A fotografia é a forma de a pessoa cega comunicar as suas percepções sobre o mundo ao seu entorno e despertar a consciência do público sobre a sua realidade”.

Para a diretora, o apoio de profissionais experientes foi fundamental para a realização do projeto. “Pensando que as pessoas cegas podem e devem ter essa oportunidade de fotografar, se forem motivadas e capacitadas para isso, firmamos uma parceria com fotógrafos renomados de Volta Redonda. Cada profissional apadrinhou um estudante, possibilitando a concretização desse sonho” - explicou a idealizadora do projeto.

Antônio Calino, que está no mercado de produção de vídeos e fotos há 50 anos, é um dos padrinhos da exposição e falou da satisfação de participar desse trabalho. “É muito gratificante. Nós, fotógrafos, aprendemos muito com os alunos, principalmente a enxergar com os olhos do coração”, comentou, durante a abertura da exposição.

Quem também agradece a oportunidade de ajudar a disseminar a arte é a gerente de marketing do Sider, Camile Teixeira. “O Sider está de portas abertas, especialmente para um projeto tão rico que tem como objetivo a inclusão social e a valorização da arte. Convidamos todos os clientes para visitarem essa linda exposição”. 

A Escola Municipal Dr. Hilton Rocha fica localizada no bairro Voldac e possui 57 alunos, todos com algum tipo de deficiência visual. O objetivo do evento foi impulsionar a autoestima, reflexão e a imaginação deles.

A mostra é composta por mais de 40 fotografias, todas com legendas em braile.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3617_210