Cidadania 11/04/2016 16:48

SMAC lança o projeto SUPERAÇÃO em Volta Redonda (RJ)

para atender e reintegrar moradores em situação de rua

A manhã dessa segunda-feira (11/04) ganhou um colorido especial com os uniformes amarelos (ouro) da turma de cerca de 20 participantes do projeto SUPERAÇÃO, em cerimônia de lançamento do projeto no auditório da Prefeitura Municipal.

O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e atenderá inicialmente cerca de 20 usuários da rede municipal de assistência social com idade entre 18 e 59 anos, em situação de rua, com o objetivo de reinserir estas pessoas na sociedade, oferecendo atendimento psicossocial, de Saúde, e buscando capacitação para o mercado de trabalho.

Como apoiadores as secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos, Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), e como gestores o Abrigo Municipal Seu Nadim, Centro Pop (Centro de Referência Especializada para a População em Situação de Rua) – unidades da Smac - e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Especializada em Álcool e Drogas) – unidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Com três eixos principais, o programa prevê o pagamento de ajuda de custo no valor de ½ salário mínimo, como bolsa aprendizagem, pelo trrabalho realizado por eles na parte da manhã, sob a orientação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), nos serviços de limpeza dos espaços públicos e unidades da Smac. Na parte da tarde o grupo receberá oficinas de música, convivência, cinema com debate – oferecidas pela Smac, e o tratamento no CAPS AD, unidade do Programa de Saúde Mental da SMS. Os atendidos pelo projeto passam a receber ainda uniformes e equipamentos, café da manhã, almoço e jantar, além de pernoite do Abrigo Municipal Seu Nadim.

Para o prefeito Antônio Francisco Neto, este é um momento único, do poder público oferecer aos participantes do projeto uma nova oportunidade de, com a ajuda do poder público e seus parceiros, oferecer condições reais para cada um. "Resgatar uma vida dando a ela formação e dignidade pelo recebimento de remuneração por sua atividade é essencial, para que cada um se torne agente de sua própria transformação", comenta Neto.

Para a diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Denise Carvalho, o Projeto Superação é “um projeto de vida”. “Vocês receberão uma ajuda financeira de meio salário mínimo (R$ 440), mas a condição é o tratamento terapêutico pelo Caps AD, do programa de Saúde Mental, que é um grande parceiro. Outra exigência é a ocupação profissional, sendo que no decorrer do projeto serão encaminhados para cursos nas oficinas do CentroPop e Abrigo Seu Nadim”, frisou, ressaltando que “assiduidade e pontualidade são indispensáveis”.

EXAMES - Todos os usuários passarão por exames laboratoriais completos – de sangue, urina e fezes - que foram disponibilizados gratuitamente pelo Laboratório Fácil. O representante do laboratório, o biólogo Nelson Miller, destacou a parceria com o Poder Público, e disse que aceitou colaborar no mesmo momento que foi procurado pela Smac, por causa do alcance social do projeto. “Este projeto está sendo lançado para tirar pessoas das ruas e devolver a cidadania. Mexe com a nossa sensibilidade, em ajudar a quem precisa”, disse.

A Smac informou que após um balanço na assistência a pessoas em situação de rua, foi verificado que cerca de 80% desse público alvo já retornou para as suas famílias.

Dalmo Franco Gomes, 27 anos, disse que vai se dedicar a cumprir tudo que lhe é pedido pelo projeto, para não perder a chance de conquistar uma ocupação profissional e melhoria de vida. Outro que se disse muito feliz com a oportunidade é Elismar da Silva Otaviano, 26 anos. Ele chegou a trabalhar como gesseiro na oficina de um parente antes de brigar com a mãe e sair de casa, indo morar na rua.

“Eu quero agradecer ao prefeito Neto e todos que estão me dando essa nova oportunidade de vida. Obrigado às pessoas que estão acreditando na gente. Eu e o nosso grupo, com certeza, vamos abraçar esta grande oportunidade para buscar uma vida melhor”, enfatizou Elismar.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

PMVR16_025