Educação 30/04/2018 15:08

UniFOA inaugura auditório Willian Monachesi e o edifício Francisco Cruz

Inauguração e homenagens foram em comemoração aos 50 anos da FOA e 18 da UniFOA

Na manhã do dia 28 de abril de 2018, quando se comemora o Dia da Educação, a FOA inaugurou no campus Olezio Galotti, em Três Poços, o Auditório William Monachesi e o Edifício Francisco Cruz Júnior. O espaço, com 1.200m², será utilizado nas solenidades de formaturas e eventos acadêmicos que demandam mais de 200 pessoas.

Segundo informações da instituição, o mais novo investimento da Fundação Oswaldo Aranha começou a ser construído em 2016, levando 14 meses para o final das obras -  os acabamentos finais duraram mais dois meses. A capacidade de público no interior do auditório é de 705 poltronas, sendo 11 para pessoas com mobilidade reduzida - respeitando as normas da ABNT, todas com sistema de prancheta para destros e canhotos.

Participaram da solenidade o presidente da FOA, Dauro Aragão; o vice-presidente, Eduardo Prado; o vice-prefeito de Volta Redonda, Maycon Abrantes; o deputado estadual Comte Bittencourt; os vereadores Luciano Mineirinho e Daniel Volpe, de Volta Redonda e Barra Mansa respectivamente, dentre outras autoridades da FOA e da região, diretores de diversas instituições de ensino da cidade, além de professores e funcionários da instituição.

Durante o evento, os vereadores Daniel Volpe Maciel, de Barra Mansa e o volta-redondense, Luciano Mineirinho, entregaram Moções que foram aprovadas nas respectivas Casas Legislativas. O deputado estadual Comte Bittencourt agraciou a instituição com a outorga da Medalha Tiradentes, concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.

Área construída e tecnologias

Com 820 m² de platéia, 170 m² de palco, 105 m² de hall e 21 m² de camarim, o mais novo empreendimento da FOA/UniFOA foi pensado a partir do consumo consciente de energia, como os aparelhos de ar condicionado que são inverter, ou seja, economizam energia, além de terem sensor de calor, que regulam automaticamente a temperatura de acordo com a quantidade de pessoas no local e permite programação para ligar e desligar automaticamente.

Toda a iluminação segue o padrão mais econômico disponível atualmente no mercado: são 200 luminárias downlights, com 50 mil horas de vida útil, que correspondem a 10 mil eventos e 27 anos de atividades no auditório todos os dias – juntas consomem menos que um chuveiro elétrico.

É mister salientar também que todo o acesso a qualquer parte do auditório é feito por rampas com mais de 1,5m de largura, acompanhadas de corrimão e, conforme norma, não há desnível no piso. Os banheiros contam com um box adaptado para cadeirantes e há vagas disponíveis para pessoas com mobilidade reduzida próximas às quatro portas laterais do auditório.

Segundo declaração do presidente da FOA, Dauro Aragão, é um orgulho para a universidade inaugurar um dos melhores auditórios do Rio de Janeiro, que vai suprir a lacuna que havia no setor acadêmico para reunião dos alunos e seus eventos.

Dentre as principais tecnologias aplicadas estão painel de Led importado; ar condicionado; poltronas confortáveis e acessíveis; sistema de iluminação cênica controlado por interface digital; sistema de som de 50 decibéis controlado por mesa de som digital; sistema de câmeras de segurança, sensores de presença; revestimento acústico de ponta; lã de rocha; portas com isolamento acústico e corta fogo; sistema wi-fi que permite até duas mil conexões simultâneas; 28 mil watts de som e luz.  

O vice-presidente da FOA, Eduardo Prado, falou que a inauguração desse edifício é muito importante para instituição, pois, para chegarem até O “PRESENTE”, foram 50 anos de investimento em Volta Redondos e na Educação. “Os desafios não param, a conquista do auditório nos concede ainda mais estímulo para planejar um belo futuro para a instituição”, finalizou o vice-presidente da FOA, Eduardo Prado.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

FOA18006