Cidadania 16/05/2017 19:54

UniFOA realiza IV Encontro Promoção da Igualdade Racial

O evento conseguiu reunir poder público, comunidades tradicionais e universidade

A Fundação Oswaldo Aranha, o Centro Universitário de Volta Redonda e o Escritório da Cidadania e a Defensoria Pública da União realizaram, nos dias 11, 12 e 13 de maio, o IV Encontro Promoção da Igualdade Racial no Centro Histórico do campus UniFOA, em Três Poços. 

Darío Aragão Neto - Responsável pelo Escritório da Cidadania

Dayse Penna - Secretária de Políticas Públicas para Mulheres

Katia Mika - Professora do UniFOA

Carlos Pacheco - Pró-reitor Acadêmico do UniFOA

José Roberto Tambasco - Defensor Público do Estado do RJ

Foto disponibilizada pelo o UniFOA

Foto disponibilizada pelo o UniFOA

O evento produziu espaço para diálogo entre a universidade, as comunidades tradicionais e o poder público, para identificar demandas e políticas públicas que possam trazer mais qualidade de vida, respeito e dignidade a essas populações.

“Espera-se, com a iniciativa, homenagear os escravos que nasceram, viveram e trabalharam na Fazenda Três Poços no passado, contribuindo para o desenvolvimento da região”, destacou um dos organizadores do evento, professor Dario Aragão Neto, que explicou que para isso foram feitas as exposições culturais e a exibição do documentário “Voz Quilombola”, produzido pelo UniFOA.

O Defensor Público-Geral Federal Carlos Eduardo Barbosa Paz ministrou a palestra A Defensoria Pública Federal e o seu compromisso com a igualdade racial. Também fizeram parte da programação audiências públicas com catadores de materiais recicláveis e com o Grupo de Trabalho sobre Comunidades Tradicionais. 

Houve, ainda, visita à Festa da Cultura Negra, no Quilombo São José da Serra, em Valença/RJ e também às comunidades tradicionais do Sul-Fluminense, com a presença de autoridades em nível municipal estadual e federal, de representantes dos poderes Judiciários, Legislativo e Executivo. 

O Canal 36 conversou com algumas pessoas que estivem diretamente envolvidas com a organização do evento, como você pode conferir no vídeo abaixo. 

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

FOA17_009