Comunidade 18/10/2020 10:00

UNIFOA Realiza o 1º Congresso de Medicina totalmente virtual

Celebrando 53 anos da FOA e 21 anos do UNIFOA o evento sobrepõe o momento de pandemia com uso de tecnologia

Que maravilha poder ver o crescimento profissional e o uso da tecnologia para unir as pessoas. Ao Celebrar 21 anos de fundação do UNIFOA e 53 anos de instituição da Fundação Oswaldo Aranha – FOA, os alunos do Curso de Medicina inauguram uma nova fase que veio para ficar, usar a tecnologia para a realização do Primeiro Congresso Virtual de Medicina, realizado também no dia de seu aniversário.

Vencedora de uma proposta, a Liga de Clínica Médica e Semiologia foi a responsável por preparar ainda no ano de 2019 o Congresso para 2020. O que ninguém esperava é que isso acontecesse no meio de uma pandemia que privaria a todos desse encontro presencial. Os alunos da Liga ganhadora para a organização em 2020 e o Conselho de Ligas do UniFOA, se juntaram para suplantar o obstáculo com muita criatividade disponibilizar uma plataforma com acesso integral a todas as palestras proferidas pelos profissionais convidados.

Fiquei realmente muito feliz em dividir a tela com tantas pessoas que valorizaram suas profissões, aprendendo novas competências para suplantar os obstáculos gerados com essa Pandemia e entregar um presente mais que especial no dia do aniversário da Instituição. Por isso convido você a conhecer o Portal, acessar os vídeos gravados e absorver cada conteúdo oferecido gratuitamente, cada qual em seu próprio tempo. Essa inovação com o uso da tecnologia, com certeza, vai proporcionar conhecimento e crescimento para todos os que puderem estar participando dessa experiência.

Conheci virtualmente o Aluno do 11º período de Medicina no curso do UNIFOA, Hiran Silva, que aceitou juntamente com seus pares, o desafio de realizar um feito tão memorável. Também Mariana Bruno, do Conselho de Ligas que me explicou como cada liga é escolhida e assume a responsabilidade da realização do congresso para o próximo ano. Agradeço muito especialmente aos Professores Walter Luiz Fonseca e Marcilene Fonseca, que de forma tão carinhosa acompanham seus alunos, com o lhar de quem vibra por seu sucesso como pais por seus filhos, demosntrando o valor humano da ligação aluno/professor que traz mais valor ainda ao evento que hoje cobrimos.

Normalmente recheamos de imagens nossa galeria de fotos, juntamente com a cobertura, mas como essa é uma cobertura virtual, ficam algumas telas como registro desse encontro. Destaco a preocupação e o carinho da Profª Sônia Cardoso Moreira Garcia que mesmo em viagem fez questão de nos encaminhar sua palavra em meio a natureza. Sensacional.

Ver o trabalho de tanta gente, que mesmo de forma anônima, está presente nesse evento. Um marco na história da instituição, nos enche de orgulho, mesmo não pertencendo ao seu corpo. Falo com imprensa, como amigo e parceiro que mais que respeito, demonstra aqui nessa cobertura a admiração. Tenho percebido o valor de nossas emoções em tudo o que fazemos. Por isso tenho quebrado a métrica da linguagem jornalística, emprestando um pouco do meu olhar e percepção nas coberturas que faço.

Não menos importante, mas como fecho dessa matéria, meu agradecimento ao olhar sempre atento do presidente Dauro Peixoto Aragão, que com certeza impulsiona e incentiva a todos nessa caminhada. Através das palavras de seu vice-presidente, Dr Eduardo Prado, a entidade tem sido presente mesmo nesse momento de pandemia, inovando, crescendo e usando a tecnologia. Ao amigo, que tanto gosta dessa tecnologia, um triunfo ainda maior, por ser através do curso de medicina, que motivou a criação da Fundação há 53 anos atrás, hoje podemos garantir mais informação a todos com esse legado que seus alunos deixam registrado na história da entidade. Parabéns!

 

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3620034