Educação 15/05/2017 11:43

UniFOA recebe a visita da diplomacia japonesa

No encontro foi anunciado o início de uma parceria que irá viabilizar intercâmbios culturais no Japão para os acadêmicos

Na manhã da sexta-feira, 12 de maio, o Centro Universitário de Volta Redonda recebeu a visita do cônsul-geral interino do Japão no Rio, Ken Kondo, e o vice-cônsul, Eiji Takeya. A visita ao campus Olezio Galotti marcou o início de uma parceria que irá viabilizar intercâmbios culturais no Japão para os acadêmicos, além de projetos que aproximam a cultura nipônica dentro da própria instituição.

Compareceram ao evento a reitora do UniFOA, Claudia Utagawa; os superintendentes Executivo e Geral da FOA, Jairo Jogaib e José Ivo de Souza, respectivamente; o presidente do Renmei Rio de Janeiro, Akiyoshi Shikada; a representante  da Associação Nipo-Brasileira de Volta Redonda e Barra Mansa, Hiroko Chokyu; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, Jair Fusco; o secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, Carlos de Souza Rosa; além dos pró-reitores do UniFOA, docentes, funcionários e demais convidados.

A forte ligação entre o Brasil e o Japão completará 109 anos da imigração japonesa - em 18 de junho de 1908 chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.

Atualmente, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses fora do Japão. Plenamente integrados à cultura brasileira, contribuem com o crescimento econômico e desenvolvimento cultural de nosso país. Os japoneses trouxeram, junto com a vontade de trabalhar, sua arte, costumes, língua, crenças e conhecimentos que contribuíram muito para o nosso país.

“Educação não é apenas o que se aprende em sala de aula. Iremos apoiar tudo que amplia essa noção. Nosso compromisso, a partir de agora, também será divulgar a cultura japonesa e estimular que esse aprendizado seja feito in loco também. Aspiramos estreitar os laços com instituições de ensino e cultura no Japão. Será uma excelente oportunidade de internacionalização”, adiantou a reitora, Claudia Utagawa.

O cônsul, Ken Kondo, enfatizou a amizade que existe entre Brasil e Japão e esse respeito entre as tradições motiva ainda mais a parceria entre as nacionalidades. “O Brasil sempre recebeu os japoneses de braços abertos, por esse motivo, buscamos formas de fortalecer nossos laços. Estamos dando o primeiro e grande passo com a ideia do intercâmbio, mas a intenção é que venham muitas outras oportunidades de proporcionar experiências nipônicas aos discentes”, pontuou cônsul, Ken Kondo.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

FOA17_010