Eventos 24/11/2017 15:47

Vereadores homenageiam metalúrgicos em Sessão Solene ao 9 de novembro

A Greve de 1988 ficou conhecida no meio sindical como Massacre de Volta Redonda

Na noite da quarta-feira, 22, a Câmara Municipal de Volta Redonda realizou Sessão Solene comemorativa ao inesquecível dia 9 de Novembro de 1988, homenagem concedida aos trabalhadores e metalúrgicos que se destacaram na luta por melhorias das condições de trabalho.

A data foi marcada não só pela maior greve da empresa estatal, mas também pela invasão do Exército e da Polícia Militar, tentando retomar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) das mãos dos grevistas.  Em meio à ação militar, três operários foram mortos pelas forças de segurança: Carlos Augusto Barroso (19 anos), Walmir Freitas Monteiro (27 anos) e William Fernandes Leite (22 anos) – mais de 100 feridos completaram o saldo da operação militar contra os grevistas.

O diploma 9 de Novembro foi concedido pelos vereadores a 18 trabalhadores da CSN - durante toda a solenidade, no telão foram exibidas cenas com reportagens do conflito.

Autor do Projeto de Resolução nº 4.405, que foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da Casa, o vereador Carlinhos Sant’ Anna homenageou os presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos, Sílvio Jose Campos e Renato Soares Ramos. “Esta proposta foi feita para marcar o 9 de novembro. Há 29 anos, os metalúrgicos tiveram conquistas, mas foi com muita luta, que infelizmente deixou três jovens mortos.  Só quem passou por aquela greve sabe como foi difícil. Os trabalhadores, sem armas, lutaram contra o exercito”, lembrou ele, sugerindo que, no próximo ano, a cerimônia seja realizada, exatamente, no dia 9 de Novembro.

A vereadora Rosana Bergone entregou o diploma ao supervisor de Manutenção e Transporte Ferroviário da CSN, Luiz Cláudio de Lemos, empregado da companhia há 36 anos. “Por ser um profissional que valoriza a vida, mereceu a nossa homenagem”, justificou. “Fico muito feliz pelo reconhecimento, pois sou uma pessoa que luta para que os trabalhadores tenham dignidade”, disse Lemos, diretamente à vereadora.

O presidente da Câmara Municipal, Sydnei Dinho, frisou que o Legislativo preencheu a lacuna para reconhecer a dedicação dos operários na sua luta do dia a dia. “Com a vinda do Carlinhos Sant’ Anna para a Câmara, nós apoiamos e concretizamos esta brilhante ideia dele e hoje prestamos esta justa homenagem aos metalúrgicos”.

Também foi homenageado na noite, pelo vereador Maurício Pessôa,Waldemir Micheloni – mais conhecido como Tio Mica -, que na época era o único representante da imprensa que participava das reuniões dos trabalhadores que exigiam do governo melhorias como reajuste salarial com base no índice de inflação divulgado pelo DIEESE, estabilidade no emprego, jornada de trabalho de 40 horas semanais e readmissão dos demitidos em 1987,entre outras.

O ex-diretor-executivo da CSN, Márcio Lins, também participou da sessão e recebeu uma moção de aplausos do vereador Edson Quinto, por ter ajudado a comunidade de Santa Rita do Zarur, após a enchente ocorrida no início deste ano.  Ainda na cerimônia, discursaram o metalúrgico e ex-vereador, Isaque Fonseca e a homenageada Márcia Valéria Gurgel da Costa Araujo, que falou em nome dos agraciados.

Os demais homenageados da noite foram: Jair Fagundes de Barros Junior (Laydson); André Faria Machado (Fernando Martins); Carlos Henrique Perrut de Mello (Granato); Isaque Fonseca (Rodrigo Furtado); Cleber Gonçalves Lima (Paulo Conrado); José das Graças Lima (Jari); Elvam Miron Duque (Fábio Buchecha); José Eli Mendes da Silva (José Augusto); Eliel Afonso Souza (Isaac); Macenias Rosa da Costa (Luciano Mineirinho); Nilton Rodrigues Ferreira (Sydney Teixeira); Fernando Elias Vieira Jogaib (Pastor Washington); Marcia Valéria Gurgel da Costa Araujo (Edson Quinto) e Paulo Cícero de Souza Silva (Vair Duré).

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

TMDR17_041